Influência da violência doméstica contra criança e adolescente no seu aproveitamento escolar em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v48n2a2020-51517Palabras clave:
violência, Ensino e Aprendizagem, Crianças e AdolescentesResumen
A violência doméstica contra a criança e adolescente é uma realidade inegável em todo o mundo, mormente em países africanos como Moçambique, com imensurável impacto social nefasto para as suas vítimas, quer físico, quer psicológico, podendo manifestar-se a curto, médio e longo prazos. A motivação pelo estudo se deu devido ao fato destas vítimas serem na sua maioria crianças e jovens adolescentes em idade escolar e aventa-se a possibilidade deste impacto influenciar direta ou indiretamente no seu processo ensino e aprendizagem, comprometendo o alcance das atribuições do ministério da educação em termos de erradicação do analfabetismo. O presente estudo visa identificar e analisar as percepções e o sentimento dos professores, encarregados de educação e gestores escolares sobre o tipo de violência maioritariamente praticado e qual tem sido as consequências desta sobre o ensino e aprendizagem dessas petizes vítimas, para além de entender qual tem sido os procedimentos por si tomados após detectar crianças com indícios desta violência supostamente infligida por pais e encarregados de educação. Para a operacionalização desta pesquisa recorreu-se a pesquisa bibliográfica, análise documental e conversas informais com alguns atores sociais que dia a dia lidam e intervêm no processo de ensino e aprendizagem, coletando ideias, opiniões e percepções sobre o impacto desta violência. Acredita-se que o histórico violento da criança não acompanhada psicologicamente, leva-a a desenvolver futuramente condutas violentas e difícil inserção social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ASIGNACIÓN GRATUITA DE DERECHOS DE AUTOR - Al enviar el artículo al sitio web, el autor principal y otros co-actores, si corresponde, autoriza(n) la Revista de la Facultad de Derecho de la Universidad Federal de 'Uberlândia para publicar el artículo de su autoría. Por lo tanto, mediante el envío, el autor y sus coautores, si corresponde, asigna(n) libremente los derechos de autor del artículo, reservando solo los derechos de propiedad intelectual. (Él) también declara(n) que las ideas y conceptos que se expresan en él son de su entera responsabilidad y expresa su acuerdo con las correcciones gráficas que se puedan hacer.