Trajetória do Plano de Carreira da Educação Mineira, no Governo Aécio/Anastasia (2003 - 2014)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v44n1a2016-34118Palabras clave:
Plano de carreira, Trabalhadores em educação, Governo de Minas GeraisResumen
As teses lançadas nesse artigo são partes constitutivas da minha dissertação de mestrado, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. A motivação se deu pela necessidade de conhecer o plano de carreira dos trabalhadores em educação, implementado em Minas Gerais, na gestão Aécio/Anastasia (2003-2014). Nossa análise é desenvolvida de forma cronológica, buscando, desse modo, abarcar os principais fatos históricos ocorridos no processo de elaboração e efetivação das leis 15.293 e 19.837, constituintes do plano de carreira da educação; abordaremos, secundariamente, a Lei Complementar 100/2007 (lei dos "efetivados"), a Lei 11.738 de 2008 (lei do Piso Salarial Profissional Nacional - PSPN) e a Lei 18.975/10 (Lei do Subsídio), normativas que implicaram, de alguma forma, o decurso do plano de carreira dos trabalhadores em educação do estado. Essa análise se insere dentro de uma perspectiva sócio-política crítica, desse modo, acreditamos ter podido demonstrar que a implementação desse plano de carreira representou um retrocesso histórico, em termos de valorização profissional, contrariando, assim, os preceitos constitucionais e, concomitante a isso, em inteira consonância com o processo global de desenvolvimento e "mutação" do capitalismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ASIGNACIÓN GRATUITA DE DERECHOS DE AUTOR - Al enviar el artículo al sitio web, el autor principal y otros co-actores, si corresponde, autoriza(n) la Revista de la Facultad de Derecho de la Universidad Federal de 'Uberlândia para publicar el artículo de su autoría. Por lo tanto, mediante el envío, el autor y sus coautores, si corresponde, asigna(n) libremente los derechos de autor del artículo, reservando solo los derechos de propiedad intelectual. (Él) también declara(n) que las ideas y conceptos que se expresan en él son de su entera responsabilidad y expresa su acuerdo con las correcciones gráficas que se puedan hacer.