A Música como Forma de Ressocialização do Menor Infrator
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v43n2a2015-29834Palabras clave:
Ressocialização, Infrator, Crianças e adolescentes, Música, Medida socioeducativaResumen
O objetivo do trabalho é tecer ideias referentes a ressocialização de menores infratores que cumprem suas respectivas penas nas unidades de internação, tendo a música, o escopo principal como medida socioeducativa, também usada como terapia para as crianças e adolescentes infratores, cuja finalidade é promover a interação social, autonomia, estímulo e autoestima. Nesse ínterim, o menor infrator cumprirá integralmente a pena imposta e, dessa forma, se notaria a diminuição nos índices de fugas ou a quebra dos regimes em que estão submetidos para o cumprimento. Nesse viés, se analisará a prática do ato infracional, a formação da cidadania, o que as instituições oferecem e como é feito esse trabalho, inclusive na reinserção desses jovens ao mercado de trabalho e na sociedade, assim como, a prática coletiva da música e seus efeitos favoráveis ao menor infrator, analisando como a sociedade o acolherá, após e durante o cumprimento da medida e quais os estigmas que os cercam.
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