O Princípio do Devido Processo Legal no Âmbito da Constituição Brasileira
Palabras clave:
princípio do devido processo legal, Estado Democrático de Direito, Constituição Federal de 1988Resumen
Aborda-se o princípio do devido processo legal no âmbito da Constituição Federal de 1988, que no direito positivo nacional tornou-se um grande instrumento, nas relações entre Estado e particular, garantidor da submissão do primeiro à prescrição legal; repelirá a onipotência e a arbitrariedade e servirá, não apenas
como garantia processual, mas, também, fornecerá material para os juriscultores, especialmente, no que se refere às liberdades públicas. Ao deslindar a problemática, preocupa-se, substancialmente, em destacar a importância dessa garantia constitucional que serve de proteção ao cidadão e de sustentação da segurança jurídica. Justifica-se a abordagem exatamente em relação à ênfase ao princípio do devido processo legal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ASIGNACIÓN GRATUITA DE DERECHOS DE AUTOR - Al enviar el artículo al sitio web, el autor principal y otros co-actores, si corresponde, autoriza(n) la Revista de la Facultad de Derecho de la Universidad Federal de 'Uberlândia para publicar el artículo de su autoría. Por lo tanto, mediante el envío, el autor y sus coautores, si corresponde, asigna(n) libremente los derechos de autor del artículo, reservando solo los derechos de propiedad intelectual. (Él) también declara(n) que las ideas y conceptos que se expresan en él son de su entera responsabilidad y expresa su acuerdo con las correcciones gráficas que se puedan hacer.