Brasil como propulsor das causas humanitárias para o Mercosul
impacto do reconhecimento prima facie da condição de refugiadas de meninas e mulheres oriundas de países com incidência da mutilação genital feminina para o bloco latino
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-52.1.2024.73647.46-64Palavras-chave:
Mutilação, Meninas, refúgio, CONARE, mercosulResumo
O trabalho objetiva demonstrar o poder que o Brasil tem de incentivar os países pertencentes ao MERCOSUL a adotarem em suas ações e metas nacionais de receptividade internacional o acolhimento de meninas e mulheres perseguidas pela Mutilação Genital Feminina. Isso porque, o Brasil, por intermédio do CONARE, aprovou o reconhecimento de mulheres refugiadas vindas de contextos de mutilação genital feminina, logo, com base nessa ação, poderá extrapolar o compromisso já assumido e, ainda, comprometer-se a incentivar as nações do bloco a engatarem nesta missão de erradicação da MGF, bem como, a defesa pela luta de gênero. Para a construção lógica da ideia criada fora utilizado como subsídio de pesquisa manuais, leis, jurisprudência, informações em sites de governo e artigos científicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.





