Política de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas

a atualização da guerra colonial e contribuições da analítica da colonialidade para a luta antimanicomial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68321.673-702

Palavras-chave:

Reforma Psiquiátrica, Guerra às Drogas, Colonialidade

Resumo

O presente estudo apresenta perspectivas teóricas que visam tecer um encontro epistemológico entre a Reforma Psiquiátrica Brasileira, as políticas de saúde mental álcool e outras drogas e o pensamento decolonial. Tal incursão se deve pela presença dos autores no campo de pesquisa e estudos acadêmicos sobre guerra às drogas, desde uma compreensão que passa pelo pensamento afrodiaspórico e compreende como problema, os efeitos da colonialidade nos modos de subjetivação e efetivação de políticas públicas no Estado moderno-colonial. O objetivo deste artigo é compor uma ação-reflexão da questão das drogas no Brasil, denunciando a continuidade do genocídio da população negra, fruto da lógica colonial. Para isto, foram realizadas revisões de literatura, a fim de propor uma virada epistêmica no campo das políticas de drogas, entendendo a indissociabilidade entre as violências coloniais e seus efeitos na vida dos sujeitos que acessam serviços de saúde mental em decorrência do uso abusivo de substâncias.

Biografia do Autor

  • Thiago Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicólogo. Doutorando em Psicologia Social e Institucional (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Especialista em Saúde Mental (Universidade Federal de Santa Maria) e Mestre em Psicologia (Universidade Federal de Santa Maria). 

  • Cristian Da Cruz Chiabotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicólogo, Mestrando em Psicologia Social e Institucional (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Especialista em Saúde Mental Coletiva (Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul). 

  • Faylon Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Comunicador Social e Mestrando em Psicologia Social e Institucional (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). 

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Política de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas: a atualização da guerra colonial e contribuições da analítica da colonialidade para a luta antimanicomial. (2023). Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 51(1), 673-702. https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68321.673-702