Consciência Negra e Decolonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68231.514-536

Palavras-chave:

Dia da Consciência Negra, Decolonialidade, Educação

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre o Dia da Consciência Negra emoldurada no conhecimento da decolonialidade. Aborda seu incurso sócio-histórico-legislativo no Brasil, a partir de algumas contribuições acerca das tentativas de fortalecimento das lutas de libertação do povo negro com as normas jurídicas que regulamentaram a proibição do tráfico e as práticas abolicionistas, em diálogo com aquelas que instituíram o Dia da Consciência Negra. Utiliza o estudo bibliográfico e documental para análise decolonial (GROSFOGUEL, 2010), tendo como resultado a necessidade de revisão das praxiologias educacionais que estão voltadas para as diversidades, a exemplo das experiências relacionadas ao Dia da Consciência Negra, no contexto brasileiro, considerando a Lei nº 10.639/2003.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Maria Silva Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Professora - Secretaria Municipal de Educação de Santa Quitéria. Mestranda em Educação - UFMA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí.

Marcia Cristina Sá Netto Costa, Universidade Federal do Maranhão

Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Sao Luis-MA. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Fundamentos e Metodologias do Ensino de História na Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (GRUPEHEB/UFMA).

Israel de Jesus Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação( PPGE/UFMA). Graduando em Direito ( IESF). Membro do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente da Universidade Federal do Maranhão.

Raimunda Nonata da Silva Machado, Universidade Federal do Maranhão

Professora doutora do Curso de Pedagogia/Departamento de Educação II e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Afrocentrada (MafroEduc Olùkọ́/CCSO/UFMA) e do Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Educação das Relações Étnico-raciais e de Gênero (NEPERGE/CCSO/UFMA). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe/UFMA) e do Núcleo de estudos e Pesquisa Gênero, Educação e Afrodescendência (RODA GRIÔ/GEAfro/UFPI).

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Silva Sousa, L. M., Sá Netto Costa, M. C., Ferreira dos Santos, I. de J., & da Silva Machado, R. N. (2023). Consciência Negra e Decolonialidade. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 51(1), 514–536. https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68231.514-536