A bolha referencial branca na literatura especializada jurídica
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68144.493-513Palavras-chave:
Desigualdade racial no direito, Interseccionalidade, Racismo, Representatividade nas doutrinas, Interdisciplinaridade no DireitoResumo
A presente investigação analisa a literatura especializada do Direito. Os objetivos específicos do trabalho são: a) apresentar uma reconstrução histórico-social do Direito; b) aplicar um estudo com docentes acerca da relação entre a indicação doutrinária; c) analisar a quantidade de pessoas pretas docentes e consequências da não indicação doutrinária preta na formação do jurista. Optou-se pela pesquisa qualitativa, fins descritivos, meios documentais e bibliográficos, por estudo de caso. A coleta de dados deu-se por formulário de perguntas aos docentes, sobre critérios utilizados em indicações doutrinárias e dados pessoais. O estudo é de grande relevância pois propõe uma análise sistêmica do Direito, que busca evidenciar o racismo nas bases jurídicas, como a doutrina, podendo ser o pilar inicial para desenvolvimento de estudos que demonstrem como a analogia branca se deu na construção das leis e ordenamentos brasileiros. Nesse estudo, evidenciou-se a urgência revisional e mudança no sistema educacional superior de Direito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.