Eutanásia

entre o tabu e a liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.2.2022.65671.486-518

Palavras-chave:

Morte, Dignidade, Autonomia, Eutanásia, Liberdade

Resumo

A palavra eutanásia significa boa morte ou morte sem dor, ou seja, consiste em uma morte mais piedosa, sem sofrimento (tanto físico quanto moral). O tema em questão é abordado no presente artigo com o intuito de analisar os diversos fatores envolvidos na eutanásia, como a sua conceituação, a visão da sociedade, visão filosófica, debates éticos, morais e bioéticos, e também os direitos fundamentais do ser humano no Brasil e em países onde a eutanásia é permitida. O método de pesquisa utilizado para o desenvolvimento do tema é o dialético e o método de abordagem é o histórico, fazendo junções de vários âmbitos em que a eutanásia se encontra, traçando evoluções históricas, origens, direito comparado e também o debate filosófico e jurídico acera do tema, observando os motivos para que a eutanásia deixe de ser um tabu, principalmente no Brasil, haja vista que se trata de um direito fundamental, que é o direito à dignidade, e também se correlaciona com o direito à vida. O enfoque principal do trabalho é desmistificar a eutanásia e fazer com que esta seja associada principalmente com a dignidade humana e com um direito individual, também pautado na autonomia de cada indivíduo, pois se trata de algo pessoal e intrínseco. A vida e a morte são processos inevitáveis, porém, poder escolher como será a própria morte, sem que haja dor e sofrimento, é uma escolha que deve ser cada vez mais aceita em todo o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Souza d'Aquino, Universidade Federal Fluminense

Doutora e Mestra em Direito pela UFRGS. Especialista em Direito Francês e Europeu dos Contratos pela Université de Savoie-Mont Blanc/UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Vulnerabilidades no Novo Direito Privado". Professora Adjunta no Departamento de Direito do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé da UFF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios da UFF. Professora da Pós-Graduação "Residência Jurídica em Resolução de Conflitos" do Departamento de Direito de Macaé da UFF.

Gabriel Lobo da Silva, Faculdade Única

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados. Pós-graduando em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Faculdade Única.

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

Souza d’Aquino, L., & Lobo da Silva, G. (2023). Eutanásia: entre o tabu e a liberdade. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 50(2), 486–518. https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.2.2022.65671.486-518