O Pacto Mundial para o emprego e a 4ª Revolução Industrial
as Novas Formas de Trabalho e a Justiça Social
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.1.2022.54290.373-390Palavras-chave:
Organização Internacional do Trabalho, Pacto Mundial para o emprego, Quarta Revolução IndustrialResumo
O presente artigo tem como objetivo averiguar como a Quarta Revolução Industrial se estrutura no mundo atual, seus principais reflexos no mundo do trabalho, e como a Organização Internacional do Trabalho pode desempenhar um papel preponderante perante essa realidade, em resguardo à justiça social. Assim sendo, a forma mercadoria e os atributos do capitalismo flexível serão considerados, bem como a precarização social do trabalho com o cenário tecnológico elucidado. A análise a ser desenvolvida passa por esses elementos, e com base nos apontamentos da doutrina nacional e internacional. À guisa de conclusão, se espera compreender como a Organização Internacional do Trabalho pode se posicionar de forma a fazer valer a proteção laboral, ou se será necessário o entendimento de outras determinantes para que a relação laboral seja compreendida e tutelada na atualidade como maior efetividade. Assim sendo, adota-se o método hipotético-dedutivo como marco fundamental do método de abordagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.