Para uma Renovação da Crítica do Direito a partir dos Estudos Críticos do Discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-v48n1a2020-52266

Palavras-chave:

Crítica do Direito, Direito e linguagem, Estudos Críticos do Discurso

Resumo

O presente artigo tem por escopo realizar uma proposta de compreensão Crítica do Direito a partir dos Estudos Críticos do Discurso do linguista holandês Teun A. van Dijk. Nesse sentido, revisitam-se as relações entre Direito e Linguagem, visto que os estudos críticos de van Dijk permitem também uma atualização deste movimento em sua interseção com a Crítica do Direito. Quanto à metodologia, estabeleceu-se uma discussão crítica a partir do conhecimento partilhado pelo diálogo interdisciplinar, enquanto a técnica/método de pesquisa utilizado para a presente abordagem foi a bibliográfica. Entende-se que a articulação dos ECD de van Dijk com a Crítica do Direito pode orientar nos lineamentos iniciais de uma “Crítica Linguística do Direito” bastante atual e condizente com os caracteres da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Macedo Menna Barreto, Universidade do Minho, Portugal

Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Direito Público pela UNISINOS, RS, Brasil. Graduado em Direito pela UNISINOS, RS, Brasil. Professor Convidado nos Programas de Mestrado em Direito e na Licenciatura em Direito da Escola de Direito da Universidade do Minho, Portugal. 

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

de Macedo Menna Barreto, R. (2020). Para uma Renovação da Crítica do Direito a partir dos Estudos Críticos do Discurso. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 48(1), 84–112. https://doi.org/10.14393/RFADIR-v48n1a2020-52266