E se o Ativismo chegar às Cortes Supranacionais?

Um exame do caso Lagos del Campo vs. Peru a partir da crítica Hermenêutica do Direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-v47n1a2019-47479

Palavras-chave:

Ativismo, Crítica Hermenêutica do Direito, Direito Internacional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estudar as possibilidades de uma teoria da decisão judicial no âmbito das cortes internacionais. Para tanto, o trabalho questiona em que medida seria possível aplicar a Crítica Hermenêutica do Direito às decisões proferidas pelos tribunais tomando como base para exame o recente julgamento da Corte Interamericana no caso Lagos del Campo vs. Perú.  A partir da teoria de Lenio Streck, observou-se que a jurisdição internacional tem se aproximado de um ativismo judicial, o que se evidenciou a partir do caso estudado, mostrando-se, assim, relevante a instituição de um paradigma que permita o constrangimento epistemológico das decisões das cortes internacionais. Com isso, concluiu-se que, a partir da Crítica Hermenêutica do Direito, mesmo em termos de Direito Internacional Público, não é qualquer decisão que pode ser tomada, dado que a definição da norma jurídica não está disposta ao alvedrio do julgador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina de Almeida Rosa, UniRitter

Mestre em Direito Público pela UNISINOS, com Bolsa CAPES/PROEX (2019). Especialista em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Bacharela em Direito pela FMP/RS (2015). Professora da UniRitter Laureate International Universities/RS nos cursos de Direito e Relações Internacionais. Advogada.

Augusto Carlos de Menezes Beber, Unisinos

Mestre em Direito Público pela UNISINOS, com bolsa CAPES/PROEX. Bacharel em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde foi bolsista de Iniciação Científica (2013-2016). Professor visitante da UNEMAT - campus Vila Rica. Procurador Municipal.

Downloads

Publicado

2019-07-22

Como Citar

de Almeida Rosa, M., & de Menezes Beber, A. C. (2019). E se o Ativismo chegar às Cortes Supranacionais? Um exame do caso Lagos del Campo vs. Peru a partir da crítica Hermenêutica do Direito. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 47(1), 225–251. https://doi.org/10.14393/RFADIR-v47n1a2019-47479