Restrição ou Violação ao Direto à Vida?

a Possibilidade do Aborto a Pedido do Homem Vítima de Estupro

Autores

  • Thiago Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Vinícius Fernandes Cherem Curi PUC Minas Arcos

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-v43n1a2015-30263

Palavras-chave:

Estupro, Sujeito Ativo, Aborto, Igualdade, Sopesamento

Resumo

Com o objetivo de analisar as alterações trazidas pela Lei nº 12.015/09, especificamente em relação ao delito de estupro, a presente pesquisa discute a possibilidade de aborto a pedido do homem na hipótese de figurar como sujeito passivo do delito. A finalidade precípua da lei foi assegurar maior efetividade e proteção na aplicação do princípio da dignidade da pessoa humana frente à violação da intimidade sexual do ser humano, de modo a respeitar a dignidade sexual de todos. Portanto, dentro das alterações relativas ao crime de estupro, analisaram-se as figuras do sujeito ativo e passivo, com um olhar na participação da mulher como autora da modalidade criminosa. Assim, por meio da pesquisa jurídica de vertente jurídico-dogmático, do raciocínio dedutivo de caráter interdisciplinar, através da investigação hermenêutica ou interpretativa, utilizado o método teórico ou bibliográfico, verificaram-se as possibilidades de restrições do direito fundamental à vida do nascituro, especificamente no que tange ao pedido de aborto feito pelo homem, pelo qual se utilizou da teoria de ponderação dos princípios de Robert Alex diante a colisão de interesses de terceiros frente ao caso concreto para sustentar a legitimidade da intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Direito pela PUC Minas Arcos. Pós-Graduando em Direito Processual Penal pela Rede LFG-Anhanguera Uniderp. Advogado. Rua Pio XII, 26, Sala 204, Centro, Formiga CEP: 35.570-000, E-mail: thiagoferreira.minas@hotmail.com, telefone: (37) 9-9936-7405.

Vinícius Fernandes Cherem Curi, PUC Minas Arcos

Graduado pela PUC Minas Arcos. Pós-Graduado em Ciências Criminais pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Pós-Graduado em Processo Penal pela PUC Minas. Advogado. Assessor Jurídico da APAC Arcos. E-mail: vinicius@viniciuscuri.com.br, telefone: (35) 9122-1200.

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

Silva, T. F. da, & Curi, V. F. C. (2016). Restrição ou Violação ao Direto à Vida? a Possibilidade do Aborto a Pedido do Homem Vítima de Estupro. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 43(1). https://doi.org/10.14393/RFADIR-v43n1a2015-30263