Poder Constituinte Derivado
uma Análise Crítica sobre a Possibilidade de Iniciativa Popular para Proposta de Emenda à Constituição
Palavras-chave:
Democracia, Poder constituinte derivado, Iniciativa popular de proposta de emenda à Constituição, Democracia diretaResumo
A democracia pressupõe a participação popular na tomada de decisões, seja de forma indireta, por meio de representantes, ou direta, por meio de instrumentos como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular de lei. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é, com amparo em pesquisa bibliográfica, a problematização da ausência de previsão legal de iniciativa popular para proposta de emenda constitucional, considerando, sobretudo, a existência de vácuos de legitimidade constitucional, diante do paradigma democrático, perceptível, por exemplo, na questão referente à proposta de iniciativa de lei privativa dos congressistas para a fixação de suas remunerações, justificando-se, assim, a pertinência e imprescindibilidade de tal mecanismo viabilizador da manifestação direta do poder constituinte derivado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.