Poder Constituinte Derivado

uma Análise Crítica sobre a Possibilidade de Iniciativa Popular para Proposta de Emenda à Constituição

Autores

  • Priscila Aparecida Lamana Diniz WALDINION DINIZ e STELA LÁZARA MARIA LAMANA DINIZ

Palavras-chave:

Democracia, Poder constituinte derivado, Iniciativa popular de proposta de emenda à Constituição, Democracia direta

Resumo

A democracia pressupõe a participação popular na tomada de decisões, seja de forma indireta, por meio de representantes, ou direta, por meio de instrumentos como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular de lei. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é, com amparo em pesquisa bibliográfica, a problematização da ausência de previsão legal de iniciativa popular para proposta de emenda constitucional, considerando, sobretudo, a existência de vácuos de legitimidade constitucional, diante do paradigma democrático, perceptível, por exemplo, na questão referente à proposta de iniciativa de lei privativa dos congressistas para a fixação de suas remunerações, justificando-se, assim, a pertinência e imprescindibilidade de tal mecanismo viabilizador da manifestação direta do poder constituinte derivado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Aparecida Lamana Diniz, WALDINION DINIZ e STELA LÁZARA MARIA LAMANA DINIZ

- Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (2005-2010). - Pós-graduanda em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera Uniderp. - Oficial Judiciário no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-02-26

Como Citar

Lamana Diniz, P. A. (2012). Poder Constituinte Derivado: uma Análise Crítica sobre a Possibilidade de Iniciativa Popular para Proposta de Emenda à Constituição. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 39(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/revistafadir/article/view/18577