A Mitigação do Princípio da Publicidade no Processo Licitatório na Modalidade Convite
Palavras-chave:
Licitação, Princípio da publicidade, ConviteResumo
O presente trabalho foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica com base histórico-contemporânea, utilizando método dedutivo, objetivando analisar a aplicação do princípio da publicidade na Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública, Lei nº 8.666/93, em especial na modalidade convite. Sendo a publicidade norma a ser seguida pela Administração Pública por exigência expressa do art. 37, caput, da Constituição Federal, bem como de maneira implícita do art. 5, XXXIII, faz-se premente a realização de uma análise crítica sobre a limitação do princípio em relevo estabelecido para o convite, posto contrariar a sistemática constitucional. O estudo do tema ganha importância em virtude da exigência do Estado Democrático de Direito pela transparência na gestão administrativa e participação popular. Assim, irá se demonstrar que no presente estágio de evolução jurídica, no qual se chama o cidadão para participar da Administração ao mesmo tempo que se lhe oferece o poder de fiscalização e controle dos atos administrativos, a restrição ao princípio da publicidade torna-se irreconciliável com o Estado de Direito, por constituir uma burla ao referido princípio constitucional. Palavras-chave: Licitação. Princípio da publicidade. Convite.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.