Capacitação profissional através do lúdico. Experiência interdisciplinar do design e da comunicação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v1n1-2016-41624

Palabras clave:

Design de jogos, Jogos de tabuleiro, Relações Públicas, Comunicação, Design

Resumen

Este artigo explana sobre a experiência de um trabalho conjunto nas áreas de Design e Comunicação. Evidencia o papel do Design na concepção de produtos voltados à formação e treinamento de recursos humanos em ambiente empresarial, bem como dos processos da práxis comunicativa que compõe os diálogos com o público interno das organizações. Estabelece relações interdisciplinares entre o designer, o profissional da comunicação e das relações públicas, corroborando com as tendências atuais da formação de equipes multifacetadas para a solução de problemas projetuais. A experiência no desenvolvimento da pesquisa e do trabalho final oportunizou vivenciar o ensino e a aprendizagem de forma diferenciada, realizando experimentalmente a construção de novos conhecimentos. Muito mais do que uma prática interdisciplinar, as várias etapas desenvolvidas possibilitaram reconhecer na integração dos saberes o estatuto próprio de cada disciplina que delineou e definiu o objeto de estudo. Igualmente fundamental foi o reconhecimento das especificidades das ciências que determinaram as fronteiras das áreas envolvidas no processo.

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Biografía del autor/a

Maria Cristina Gobi, Universidade de São Paulo - Brasil

Pesquisadora. Livre-docente pela Unesp. Pós-Doutora pelo Prolam-USP (Universidade de São Paulo)

Cassia Leticia Carrara Domiciano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil

Doutora em Estudos da Criança - Comunicação Visual e Expressão Plástica - pela Universidade do Minho, Portugal. Possui mestrado pelo Projeto Arte e Sociedade, área de Desenho Industrial (1998) e graduação em Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual (1993), ambos pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2018-09-26

Cómo citar

Gobi, M. C., & Domiciano, C. L. C. (2018). Capacitação profissional através do lúdico. Experiência interdisciplinar do design e da comunicação. Paradoxos, 1(1), 21–35. https://doi.org/10.14393/par-v1n1-2016-41624