Discursos sociais em mídias digitais: análise da campanha de conscientização sobre HIV e Aids

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v9-e2024-04

Palavras-chave:

Análise do Discurso Crítica, Discursos sociais, HIV, Educação Sexual

Resumo

Neste estudo analisamos de maneira discursiva-crítica, comentários publicados na rede X/Twitter, a partir da Análise de Discurso Crítica (ADC). Os tweets analisados foram postados a partir de uma publicação de campanha de conscientização sobre HIV e Aids, promovida pelo Ministério da Saúde, em 2022, e neles usuários se posicionam de diferentes formas sobre o tema. Apresentamos a rede X/Twitter como espaço de produção discursiva midiática, refletimos sobre a educação sexual nas escolas, estabelecendo uma relação com os discursos analisados. Os resultados das análises evidenciam que o ensino e sexualidade influenciam na produção de discursos sobre HIV e AIDS nas mídias digitais, desencadeando a manutenção ou não de informações equivocadas sobre o tema.

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Publicado

2024-07-19

Como Citar

Costa, G. de O., & Bittencourt, L. P. (2024). Discursos sociais em mídias digitais: análise da campanha de conscientização sobre HIV e Aids. Paradoxos, 9(Contínua), 1–17. https://doi.org/10.14393/par-v9-e2024-04

Edição

Seção

Artigos