Fake news em grupos de WhatsApp e o papel dos letramentos digitais no combate a desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-69832

Palavras-chave:

Fake News, Letramentos digitais, Redes sociais digitais, Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa exploratória sobre fake news no ambiente escolar e incentiva o debate na educação. Para isso, foi analisado um corpus sobre a disseminação de boatos relacionados a ataques a escolas, decorrentes dos episódios violentos que ocorreram em instituições do país no primeiro semestre de 2023. O corpus é constituído de boatos compartilhados em grupos em aplicativo de mensagens (WhatsApp) de uma escola pública de Ensino Médio de Cuiabá (MT) em abril de 2023. A partir da análise, o estudo aponta que o caminho para o combate a fake news e a desinformação é a promoção dos letramentos digitais, que por meio de habilidades que envolvem interpretação, seleção e avaliação, fomentam a leitura crítica da informação. Além disso, habilidades no âmbito dos letramentos digitais são urgentes nas escolas e devem ser um compromisso dessas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, Universidade Metodista de São Paulo – São Paulo – Brasil

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, pós-doutorado (ECCO/UFMT), doutora em Comunicação Social (UMESP), coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá-UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso- IFMT.

Hilma Pessoa Maciel Pereira, Universidade de Cuiabá – Mato Grosso – Brasil

Técnica Administrativa Educacional - Seduc/MT, Graduada em Comunicação Social (UNIC), Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá-UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso- IFMT. Bolsista PROSUP - CAPES.

Referências

ANDRADE, Allison Guimarães. Proposta de sequência didática para a leitura de fake news sob a perspectiva do pensamento crítico. Revista Desempenho, n. 32, v.1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/36558. Acesso em: 27 jul. 2022.

CGI.br. (2022). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros – TIC Domicílios 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2021_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 14 abr. 2023.

D’MASCHIO, Ana Luísa; LOPES, Marina. Como combater boatos sobre os ataques às escolas. Porvir. 12 abr. 2023. Disponível em: https://porvir.org/como-combater-boatos-sobre-ataques-as-escolas/. Acesso em: 14 abr. 2023.

DA SILVA, Edna Marta Oliveira. O letramento crítico e o letramento digital: a web no espaço escolar. Revista X, [S.l.], v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/46572/100. Acesso em: 27 abr. 2023.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FAUSTINO, André. Fake News: A liberdade de expressão nas redes sociais e na sociedade da informação. São Paulo: Lura Editorial, 2019.

FERRARI, Ana Claudia; OCHS, Mariana; MACHADO, Daniela. Guia da Educação Midiática, 1. ed. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo. Atlas, 2002.

Inter-relações comunicação e educação no contexto do ensino básico [recurso eletrônico] organização Adilson Citelli. – São Paulo: ECA-USP, 2020. 217 p. Disponível em: https://mecom.eca.usp.br/. Acesso em: 14 abr. 2023.

LUCCA, Bruno; PIOVEZAN, Stefhanie. Diante do medo, escolas e creches amanhecem esvaziadas em SP. Folha de São Paulo, 20 abr. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/04/diante-do-medo-escolas-e-creches-amanhecem-esvaziadas-em-sp.shtml#:~:text=Por%20medo%2C%20diante%20de%20boatos,para%20o%20dia%20e%20hor%C3%A1rio. Acesso em: 19 abr. 2023.

MANDELLI, Mariana. Combater a desinformação também é uma tarefa individual. EducaMídia, São Paulo, 25 agosto 2022. Disponível em: https://educamidia.org.br/combater-a-desinformacao-tambem-e-uma-tarefa-individual/. Acesso em: 27 abr. 2022.

MANDELLI, Mariana. Por que os jovens não sabem diferenciar fatos de opinião? EducaMídia, São Paulo, 20 maio 2021. Disponível em: https://educamidia.org.br/por-que-os-jovens-nao-sabem-diferenciar-fatos-de-opiniao. Acesso em: 27 abr. 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: Linguagens, ambientes e redes. Petrópolis, RJ : Vozes, 2014.

MATOS, Ralfo. Territórios e redes: dimensões econômico - materiais e redes sociais especiais. In: DIAS, Leila Christina; FERRARI, Maristela. (org.). Territorialidades Humanas e Redes Sociais. Florianópolis: Insular, 2013.

RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 8, n. 1, 2017. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1002. Acesso em: 20 jun. 2022.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, Textos e Tecnologias: Provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.

SANTOS, Clara. A Época da Pós-Verdade e os Desafios Éticos na Intervenção Social. Sensos-e, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 17–24, 2018. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/2535. Acesso em: 14 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i2.2535.

TERRA, Victor. Ação coordenada impulsionou ameaças de ataques a escolas para gerar pânico. Lupa news. 19 abr. 2023. Disponível em: https://lupa.uol.com.br/jornalismo/2023/04/19/acao-coordenada-impulsionou-ameacas-de-ataque-a-escolas-para-gerar-panico. Acesso em: 19 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Voltolini, A. G. M. F. da F., & Pereira, H. P. M. (2023). Fake news em grupos de WhatsApp e o papel dos letramentos digitais no combate a desinformação. Paradoxos, 8(1), 1–17. https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-69832