Empreendedorismo Social e Educação Física: a construção do aplicativo DataProEF para professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-69085Palavras-chave:
Educação Física, Tecnologias em Educação, Perfil AntropométricoResumo
Este artigo discorre sobre o processo de construção de um aplicativo, que tem como objetivo oferecer aos professores de Educação Física uma plataforma pela qual possam cadastrar e gerenciar informações relativas às suas turmas e alunos. Dentre as informações que podem ser cadastradas pelos professores, destacam-se o perfil antropométrico, eventos de observação (scouting), habilidades e deficiências. Os parâmetros para seleção e implementação das funcionalidades do aplicativo foram coletados em documentos construídos pelos autores, primordialmente, na aplicação de um questionário. Espera-se que a inserção deste produto no ambiente educacional possa propiciar uma melhoria no nível de formação dos alunos e das aulas de Educação Física, assim como possibilitar a descoberta de novos talentos esportivos.
Downloads
Referências
AMORIM, R. M. DE A.; MAGALHÃES, L. K. C. DE. Formação continuada e práticas formadoras. Cadernos CEDES, v. 35, n. 95, p. 9-12, abr. 2015.
ARAÚJO, M. M. POR QUE "AMAMOS MUITO TUDO ISSO"? In: Branding & Comunicação Empresarial: o modelo lovemarks para a construção de sentidos das marcas.
ARAÚJO, U. F. Escola, democracia e a construção de personalidades morais. Educação e Pesquisa, v. 26, n. 2, p. 91-107, dez. 2000.
AUSTIN, J. E. Three Avenues for Social Entrepreneurship Research. In: MAIR, J.; ROBINSON, J.; HOCKERTS, K. (Ed.). Social Entrepreneurship. London: Palgrave Macmillan UK, 2006.
BAHIA, C.S., NASCIMENTO, J.V., FARIAS, G.O. Formação em educação física e a intervenção na escola. In: FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. (Org.). Educação, saúde e esporte: novos desafios à Educação Física. Ilhéus- BA: Editus, 2016.
BARON, R. A.; SHANE, S. A. (Org.). Empreendedorismo: Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê? In: Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning Edições Ltda., 2007.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos CEDES, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
CASCO, R. Ideologia esportiva e formação do indivíduo: contribuições da Teoria Crítica do Esporte. Psicologia USP, v. 29, n. 2, p. 179-188, ago. 2018.
CHAGAS, C. S.; GARCIA, J. D. A. Educação Física no Brasil: apontamentos sobre as tendências constituídas até a década de 80. EFDeportes.com. Buenos Aires, ano 15, n. 154, 2012.
CUNHA, M. I. DA. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 609-626, 9 ago. 2013.
FIGUEIREDO, K. A História da Educação Física e os primeiros cursos de formação superior no Brasil: o estabelecimento de uma disciplina (1929-1958). 2016. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2016.
FUENTES, S.; VALENZUELA-GARCIA, H. A Crossroads for Social Entrepreneurship: Profits versus Ethics. Open Journal of Business and Management, v. 7, n. 2, p. 720-726, 19 abr. 2019.
GARGANTA, J. Modelação táctica do jogo de futebol: estudo da organização ofensiva em equipe de alto rendimento. 1997. 318 f. Tese (Doutorado) - Universidade do Porto, Porto, 1997.
GEBARA, A. Esporte: história e sociedade. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
GUTTMANN, A. From ritual to record: the nature of modern sports. New York: Columbia University Press, 1978.
KENSKI, V. M. O Impacto da mídia e das novas tecnologias de comunicação na Educação Física. Motriz Journal of Physical Education, v. 1, n. 2, p. 129-133, dez. 1995.
LARA, L.M.; STAREPRAVO, F. A.; MIRANDA, A.C.M. SOUZA, V.F.M. Qualidade Na Educação/Educação Física Escolar Latino Americana: Encontro de vozes nada dissonantes. J. Phys. Educ. v. 29, e2929, 2018.
MAZZAFERRO, J. A. E.; MAZZAFERRO, J. A. E. Indústria 4.0 e a Qualidade da Informação. Soldagem & Inspeção, v. 23, n. 1, p. 1-2, mar. 2018.
MORETTI, G.; MALIZIA, P. Aprendizagem e virtualidade. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 2, p. 129-152, 2015.
NEIRA, M.C. Educação Física na perspectiva cultural: proposições a partir do debate em torno do currículo e da expansão do Ensino Fundamental. Revista Horizontes, v. 27, n. 2, p. 79-89, 2009.
NEVES, F. M. A história da educação. In: ROSSI, E. R.; RODRIGUES, E.; NEVES, F. M. (Org.). Fundamentos históricos da educação no Brasil. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2009.
OLIVEIRA, E. M. Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios - notas introdutórias. Revista da FAE, vol. 7, no 2, 2004.
OLIVEIRA, M.R.; DA SILVA, S.C. Ensaio teórico sobre os desafios do empreendedorismo social no Brasil. Brazilian Applied Science Review, v. 3, n. 1, p. 439-443, 2018.
RAMOS, J. J. Civilizações primitivas de ontem e de hoje. In: TUBINO, M.J.G.; REIS, C. M. (Org.). Os exercícios físicos na História e na Arte. São Paulo: Ibrasa, 1982.
REIS, A. S. C. Rüsen e a teoria da História como ciência. Revista de História, n. 176, p. 01-08, 5 dez. 2017.
ROSOLEN, T.; TISCOSKI, G. P.; COMINI, G. M. Empreendedorismo social e negócios sociais: um estudo bibliométrico da publicação nacional e internacional. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 3, n. 1, p. 85-105, 2014.
SILVA, E.F. TDIC's e ensino de História: potencializando as pinturas de Sr. Guigui como fontes para estudo da história de Itumbiara. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, 2019.
SODRÉ, M. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
STEIN, R. Atividade física e saúde pública. Rev Bras Med Esporte, Vol. 5, Nº 4 – Jul/Ago, 1999.
TANI, G.; BASSO, L.; CORRÊA, U. C. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 2, p. 339-350, jun. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.