Desafios e oportunidades educacionais e comunicacionais na sociedade da visualização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-68780

Palavras-chave:

Sociedade do conhecimento, Informação, Ansiedade da Informação, Gamificação, Processos de ensino-aprendizagem

Resumo

O presente artigo propõe o estudo reflexivo sobre os desafios comunicacionais e educacionais encontrados em meio a avalanche de dados e informações que recebemos todos os dias em nossos dispositivos digitais, sobrecarregando o sistema cognitivo e, provocando, muitas vezes, o que autores já chamam de ansiedade informacional. Para discutir essa temática, o trabalho aborda conceitos como sociedade do conhecimento, informação, gamificação, produções colaborativas e as transformações que estão acontecendo nos processos de ensino-aprendizagem impulsionadas, principalmente, pela mudança no comportamento do público jovem, denominado aqui como web atores.

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Biografia do Autor

Eduardo Fernando Uliana Barboza, Universidade Tuiuti do Paraná – Paraná – Brasil

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Doutorando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Integra os Grupos de Pesquisa Mídia, Tecnologia e Cotidiano (MT&C), INCOM (Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais) e PRACCOM (Prática da Convergência na Comunicação das Organizações).

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Uliana Barboza, E. F. (2023). Desafios e oportunidades educacionais e comunicacionais na sociedade da visualização. Paradoxos, 8(1), 1–13. https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-68780