Desafios e oportunidades educacionais e comunicacionais na sociedade da visualização
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-68780Palavras-chave:
Sociedade do conhecimento, Informação, Ansiedade da Informação, Gamificação, Processos de ensino-aprendizagemResumo
O presente artigo propõe o estudo reflexivo sobre os desafios comunicacionais e educacionais encontrados em meio a avalanche de dados e informações que recebemos todos os dias em nossos dispositivos digitais, sobrecarregando o sistema cognitivo e, provocando, muitas vezes, o que autores já chamam de ansiedade informacional. Para discutir essa temática, o trabalho aborda conceitos como sociedade do conhecimento, informação, gamificação, produções colaborativas e as transformações que estão acontecendo nos processos de ensino-aprendizagem impulsionadas, principalmente, pela mudança no comportamento do público jovem, denominado aqui como web atores.
Downloads
Referências
BATTEZZAI, Silma; VALVERDE, Joaquim. Mídias digitais: anjos ou demônios? In: SQUIRRA, Sebastião (org.). Ciber mídias: extensões comunicativas, expansões humanas. 1. Ed. Porto Alegre: Buqui, 2012.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venâncio Majer. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GLEICK, James. A informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada. Tradução de Augusto Calil. São Paulo: Companhia das letras, 2013.
LATORRE, Óliver P. Apuntes sobre la teoría de la diversión. In: SCOLARI, Carlos A. (ed.). Homo Videoludens 2.0. De Pacman a la gamification. Barcelona: Laboratori de Mitjans Interactius. Universitat de Barcelona, 2013.
MASTROCOLA, Vicente Martin. Doses lúdicas: breves textos sobre o universo dos jogos e entretenimento. São Paulo: Independente, 2013.
PISANI, Francis; PIOTET, Dominique. Como a web transforma o mundo: a alquimia das multidões. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.
SATHLER, Luciano. De perto ou amanhã: alguns aspectos relacionados à adoção de tecnologias digitais em instituições educacionais. In: SIQUIRRA, Sebastião (org). Cibercoms - tecnologias ubíquas, mídias pervasivas. Porto Alegre: Buqui, 2012.
SOARES, Ismar de Oliveira. A mediação tecnológica nos espaços educativos: uma perspectiva educomunicativa. Comunicação & Educação, São Paulo, ano XII, n. 1, abril, 2007.
SQUIRRA, Sebastião; FEDOCE, Rosângela Spagnol. A tecnologia móvel e os potenciais da comunicação na educação. Revista Logos Comunicação & Universidade, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 267-278, 2011.
TANCER, Bill. Click: o que milhões de pessoas estão fazendo on-line e porque isso é importante. São Paulo: Globo, 2009.
WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de informação: como transformar compreensão em compreensão. 2. ed. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.