A conversação dos usuários da marca Nubank no Twitter a partir da Hashtag #VEMPRONUBANKPADRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-68734

Palavras-chave:

Análise crítica, Nubank, Twitter

Resumo

O presente artigo busca compreender como é formada a rede de conversação entre os usuários da marca Nubank no Twitter. Entre os objetivos busca-se estudar o compartilhamento de hashtags da marca identificando as métricas de engajamento que se baseiam nas seguintes categorias: voz dominante, preocupação, comprometimento, posicionamento e alinhamento. A metodologia foi elaborada a partir da Análise Crítica (ROGERS, 2018) do engajamento nas redes sociais digitais. Para tanto, foi analisada a hashtag #VemProNubankPadre criada no dia 22 de maio de 2019. Conclui-se que a empresa Nubank cria situações em que seus seguidores podem interagir de forma descontraída preocupando-se em manter um atendimento humanizado e íntimo com o consumidor.

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Biografia do Autor

Carlos Renan Samuel Sanchotene, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Minas Gerais – Brasil

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Professor do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais - Divinópolis - Minas Gerais - Brasil.

Lucas Vilela de Faria, Lucas Vilela de Faria Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Minas Gerais – Brasil

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado de Minas Gerais-Divinópolis - Minas Gerais - Brasil.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Sanchotene, C. R. S., & Faria, L. V. de. (2023). A conversação dos usuários da marca Nubank no Twitter a partir da Hashtag #VEMPRONUBANKPADRE. Paradoxos, 8(1), 1–18. https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-68734