A conversação dos usuários da marca Nubank no Twitter a partir da Hashtag #VEMPRONUBANKPADRE
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-68734Palavras-chave:
Análise crítica, Nubank, TwitterResumo
O presente artigo busca compreender como é formada a rede de conversação entre os usuários da marca Nubank no Twitter. Entre os objetivos busca-se estudar o compartilhamento de hashtags da marca identificando as métricas de engajamento que se baseiam nas seguintes categorias: voz dominante, preocupação, comprometimento, posicionamento e alinhamento. A metodologia foi elaborada a partir da Análise Crítica (ROGERS, 2018) do engajamento nas redes sociais digitais. Para tanto, foi analisada a hashtag #VemProNubankPadre criada no dia 22 de maio de 2019. Conclui-se que a empresa Nubank cria situações em que seus seguidores podem interagir de forma descontraída preocupando-se em manter um atendimento humanizado e íntimo com o consumidor.
Referências
ARAUJO, Christiane Tegethoff Motta de. Funções sociais e discursivas da #hashtag em seus diversos contextos de uso. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística. Universidade de Brasília. Distrito Federal, Brasília. 2017.
BASTOS, Pablo. Dialética do engajamento: uma contribuição crítica ao conceito. In: Matrizes, vol. 14, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/157540. Acesso em: 21 mai. 2023.
BRUNS, Axel; BURGES, Jean. The Use of Twitter Hashtags in the Formation of Ad Hoc Publics. In: Proceedings of the 6th European Consortium for Political Research, 2016. Anais eletrônicos... Disponível em: https://eprints.qut.edu.au/46515/. Acesso em: 01 set. 2022.
FENNER, Pricila Dias. Comunicação humanizada como fator de posicionamento de marca - o caso do Nubank. 2016. 124f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) – Departamento de Comunicação Social. Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (UFRGS). Porto Alegre, 2016.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
MARTINS, José Roberto. Branding: um manual para você criar gerenciar e avaliar marcas. 3. ed. São Paulo: Global Brands, 2006.
OLIARI, Deivi Eduardo; SILVA, Glauber Vilvert. Branding: o impacto de uma boa gestão na construção do posicionamento e valor de uma marca. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2017. Anais eletrônicos... Disponível em: http://bit.ly/2WAQxod. Acesso em: 15 maio. 2019.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RECUERO, Raquel. “Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook”. Verso e Reverso, v. 28, n. 68, p. 114-124, 2014. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2014.28.68.06. Acesso em: 22 maio. 2022.
ROBERTS, Kevin. Lovemarks: O futuro além das marcas. São Paulo: M.Books, 2004.
ROGERS, Richard. Otherwise Engaged: social media from vanity metrics to critical analytics. International Journal of Communication 12, p.450–472, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.