Editorial

Dossiê “Jornalismo, mediações e poder: uma perspectiva latino-americana”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v7n2-2022-67810

Palavras-chave:

Jornalismo, Mediações, Poder, Latino-américa

Resumo

O conjunto de atividades relacionadas com as mídias, e particularmente com o jornalismo, tem como uma das suas características estarem em permanente crise e, portanto, em permanente renovação. Parte desse tensionamento é consequência de sua simbiose com as técnicas e tecnologias que envolve a produção dos conteúdos midiáticos, mas também pela compreensão da responsabilidade que envolvem os veículos midiáticos, mas também pela busca para compreendermos melhor essas atividades.
Isso não acontece por acaso, o acesso democratizado aos conteúdos jornalísticos é uma condição essencial para a cidadania e o exercício dos direitos políticos nas democracias contemporâneas. A vida cotidiana nos espaços dominados pela centralidade da vida urbana, com todas as suas angústias e contradições, exige o contato sempre renovado com informações atuais e confiáveis.
O jornalismo, atividade guiada pela práxis e pela ética, é um espaço de mediação que lança uma nova forma de olhar o cotidiano, mas que também atua sobre diferentes espaços que afetam as atividades humanas. O jornalismo pressiona o Estado, as instituições e até mesmo a formação e atuação de grupos sociais e políticos. Ao mesmo tempo, porém, o jornalismo é também é pressionado por diferentes forças, em uma relação que altera tanto a produção jornalística quanto seus conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Pessôa , A. C. R., & Tuzzo, S. A. (2022). Editorial: Dossiê “Jornalismo, mediações e poder: uma perspectiva latino-americana”. Paradoxos, 7(2), 121–123. https://doi.org/10.14393/par-v7n2-2022-67810