Agonia e êxtase: o bloqueio do escritor em Adaptação (2002)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-66625

Palavras-chave:

Roteiro cinematográfico, Bloqueio criativo, Escrita, Narrativa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar bloqueios pelos quais um escritor pode passar tendo como base o filme Adaptação (Spike Jonze, 2002), escrito por Charlie Kaufman. Através da análise fílmica procuramos levantar as causas e sintomas para estes bloqueios e a solução encontrada por Kaufman para unir criatividade e funcionalidade num roteiro adaptado. Entendemos que especificidades no roteiro cinematográfico podem dificultar o trabalho daquele que os escreve e que a recorrente tradução de writer’s block para bloqueio criativo em português geralmente não distingue problemas psicológicos daqueles relacionados a métodos e ferramentas de trabalho do roteirista.

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Biografia do Autor

Gabriel Bueno Lisboa, Universidade Estadual de Campinas – São Paulo - Brasil

Doutorando e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem interesse na área de Cinema com foco em Cinema e História, Cinema Político, Som e Trilha Musical e Gêneros Cinematográficos. Tem como foco de pesquisa o cinema popular e político italiano dos anos 1960 e 1970. Atualmente é professor no Centro Universitário Senac - Santo Amaro para os cursos de Audiovisual e Publicidade e Propaganda.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Lisboa, G. B. (2023). Agonia e êxtase: o bloqueio do escritor em Adaptação (2002). Paradoxos, 8(1), 1–17. https://doi.org/10.14393/par-v8n1-2023-66625