A mediação de informações contra a pandemia da COVID-19 via netnografia. A gente dentro da Rede Piauí Sem Covid no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v7n2-2022-65364Palavras-chave:
Jornalismo, Netnografia, Pandemia, COVID-19, Rede Piauí Sem CovidResumo
Reflete-se questões netnográficas encontradas na mediação informacionais contra a pandemia de COVID-19 utilizando-se as ações dentro da Rede Piauí Sem Covid no Instagram (@piauisemcovid). É resultado de uma pesquisa de campo virtual, experimental e informacional realizada entre março de 2020 e agosto de 2021 (que continua em curso dado as questões da pandemia). Em recorte de 17 meses, objetiva-se entender, vivenciar, socializar e compartilhar informações relacionadas ao fenômeno, enveredando pelas rotinas produtivas e experimentações de pensar, construir, agir, refletir e trazer respostas sobre a pandemia. Nota-se que o jornalista contemporâneo precisa experimentar mais linguagens, vivenciar novos momentos e estar em consonância com as questões não só das mediações informacionais, mas das próprias rotinas sociais a seu redor.
Downloads
Referências
AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Luciana. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Porto Alegre: Revista Sessões do Imaginário, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ano 13, n. 20, 2008, pp. 34-40.
BERTI, Orlando Maurício de Carvalho. Quem cuida de quem cuida? A rede de solidariedade de segurança do trabalho no combate e prevenção à COVID-19 no estado do Piauí. Uma utilização da comunicação audiovisual para o “novo normal”. IN: ALMAS, Almir; FEITOSA, Deisy Fernanda; KNIJNIK, João; LIMA, Daniel; OLIVEIRA, Lyara; RAMOS, Luís Fernando Angerami (orgs.). Pandemídia: vírus, contaminações e confinamentos. São Paulo: ECA-USP, Invisíveis Produções, 2020(a).
BERTI, Orlando Maurício de Carvalho. Quem cuida de quem cuida? O Instagram e a rede de solidariedade e informação no combate à COVID-19 no Piauí. Teresina: EdUESPI, 2020(b).
CORRÊA, Maurício de Vargas; ROZADOS, Helen Beatriz Frota. A netnografia como método de pesquisa em Ciência da Informação. Florianópolis: Revista Encontros Bibli, v. 22, n. 49, 2017, pp. 1-18.
CUNHA, Yasmim Helleen. O Eu Jornalista contra a pandemia. Por dentro da mobilização comunicacional dos esclarecimentos sobre a segunda onda da COVID-19 no Piauí na atuação da Rede @piauisemcovid. Teresina: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Bacharelado em Jornalismo da UESPI – Universidade Estadual do Piauí – campus Poeta Torquato Neto, 2021.
FERRAZ, Luiz Marcelo Robalinho. Saúde e política na crise da COVID-19: apontamentos sobre a pandemia na imprensa brasileira. Rio de Janeiro: RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, n. 14, v. 2, 2020, pp. 273-278.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa netnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dados sobre a COVID-19 no Brasil até a segunda semana de agosto de 2021. Disponível em: https://bit.ly/3B135Z5. Acesso em: 08.abr.2022.
OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Dados e reflexões sobre a COVID-19. Disponível em: https://bit.ly/3ujcY0v. Acesso em: 12.ago.2021.
REDE PIAUÍ SEM COVID. A Rede Piauí Sem Covid. Disponível em: https://bit.ly/3OVlFaO. Acesso em: 12.ago.2021.
ROHDE, André. Jornalismo e pandemia na TV. IN: EMERIM, Cárlida; PEREIRA, Ariane; COUTINHO, Iluska. A (re)invenção do Telejornalismo em tempos de pandemia. Florianópolis: Insular, 2020.
WORLDOMETER. Dados da população mundial e sobre a COVID-19 no Brasil e no Mundo. Disponível em: https://bit.ly/3ujL1Wr. Acesso em: 08.abr.2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.