Mercado audiovisual, políticas públicas e educação: os impactos de uma escola de audiovisual para a economia criativa na região do ABC Paulista
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v6n2-2021-63232Palavras-chave:
Mercado audiovisual, Políticas públicas, Digitalização, Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo, Economia criativaResumo
Partindo de pesquisa bibliográfica sobre as políticas públicas de incentivo ao cinema brasileiro recente e o contexto de transformações socioculturais decorrentes da digitalização do audiovisual, este artigo busca refletir sobre o papel do Estado no fomento do audiovisual, especialmente no que diz respeito à formação de mão de obra qualificada para atuação em um mercado em crescimento. Para tanto, destaca o caso do Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo (CAV), uma escola pública de audiovisual atuante, desde 2012, na região do ABC paulista. Com base no exame de alguns indicadores específicos, o trabalho evidencia que os impactos do CAV passam pelo incremento da economia criativa na região, ao mesmo tempo em que desenvolve competências para a atuação em uma cultura de participação e convergência midiáticas.
Downloads
Referências
ANCINE. Uma nova política para o audiovisual: Agência Nacional do Cinema, os primeiros 15 anos. Agência Nacional do Cinema, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/ANCINE/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/livros/ANCINE-15-anos-web-final-em-baixa2.pdf/view. Acesso em: 04 set. 2021.
ANDERSON, Chris. A Cauda Longa. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BALDINI, Leandro. Marinho ameaça Telem para manter Vera Cruz. Diário do Grande ABC, Política, 9 out. 2015, [S.p.]. Disponível em: https://www.dgabc.com.br/Noticia/1593244/marinho-ameaca-telem-para-manter-vera-cruz. Acesso em: 11 set de 2021
BRASIL. Consultas Pessoa Jurídica. Receita Federal. [S.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim/consultas-pessoa-juridica. Acesso em: 11 set. 2021.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000
BRASIL. EXTRATO DE CONVÊNIO Nº 730810/2009. SECRETARIA DO AUDIOVISUAL. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, DF, ano 147, n. 22, p. 10, 02 fev. 2010. Disponível em: http://anexos.datalegis.inf.br/tm/DO3_2010_02_02_integra.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.
CENTRO DE AUDIOVISUAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. Pesquisa de acompanhamento de egressos. Secretaria Municipal de Cultura de São Bernardo do Campo. 2021. [documento interno].
GEISLER, Daniela. Estado, Mercado e Cinema: A regulamentação do Condecine sobre o video on demand (VoD). São Paulo: Independente, 2020.
FUCK, M. P.; VILHA, A. M. Inovação Tecnológica: da definição à ação. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades, Santo André, v. 9, p. 1-21, jan.2012.
GATTI, André. RioFilme: uma distribuidora de filmes nacionais (1992-2000). Mnemocine, [S.l.], 18 Jul. 2008. Disponível em: http://www.mnemocine.com.br/index.php/cinema-categoria/24-histcinema/109-andre-gatti. Acesso em: 04 set. 2021.
GATTI, André. Distribuição e exibição na indústria cinematográfica brasileira (1993-2003). Tese (Doutorado em Multimeios). Universidade de Campinas, Campinas. 2005. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284789/1/Gatti_AndrePiero_D.pdf. Acesso em: 12 set. 2021
GUIA DA CIDADE. Companhia Vera Cruz volta a produzir cinema. Guia da Cidade, São Bernardo do Campo, ano 5, n. 53, p. 4-7, abr. 2015. Disponível em: https://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/10181/389885/Edi%C3%A7%C3%A3o+53+-+Abril.pdf/. Acesso em: 12 set. 2021.
HOWKINS, John. Economia criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: M.Books, 2012.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Trad. Patrícia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014.
LAHIRE, Bernard. “Campo”. In: CATANI, Afrânio Mendes et al. (org.). Vocabulário Bourdieu. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 64-66.
LÉVY, Piere. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARTINELLI, Sérgio. Vera Cruz, Imagens e Histórias do Cinema Brasileiro. São Paulo: Abooks, 2002.
MPA-AL; SICAV. O impacto económico do setor audiovisual brasileiro. Motion Picture Association América Latina, Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, São Paulo, 2016. Disponível em: https://icabrasil.org/2016/files/557-corporateTwo/downloads/LOW_ESTUDO_MPAAL_21x30_06-06-16.pdf. Acesso em: 04 set. 2021.
PETHS, Lucas Lisboa. Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral e Propaganda Partidária Gratuita: do surgimento à personalização na televisão brasileira. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Digital, São Paulo, ano 17, n. 17, p. 63-76, jan./dez. 2013. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/AUM/article/view/5501. Acesso em: 13 set. 2021.
PRIOLLI, Gabriel; CLARK, Walter. O Campeão de Audiência. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
SÃO BERNARDO DO CAMPO. Editais. Lei Aldir Blanc. Secretaria de Cultura e Juventude. 2020. Disponível em: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/editais1. Acesso em: 11 set. 2021.
SÃO BERNARDO DO CAMPO. RESULTADO FINAL DOS EDITAIS DE PREMIAÇÕES REFERENTES À LEI FEDERAL Nº 14.017/2020. Notícias do Município: Edição 2199, São Bernardo do Campo, p. 24, 22 jan. 2021. Disponível em: https://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/915728/1004719/NM+2199+de+22.01.2021+-+Paginas-24-25.pdf/18eb3118-ca5c-c71b-3c83-bc861ce94eac. Acesso em: 14 set. 2021.
SEBRAE. Como o Sebrae atua no segmento de Economia Criativa. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Brasília, [S.d.]. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/economia_criativa/como-o-sebrae-atua-no-segmento-de-economia-criativa,47e0523726a3c510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 04 set. 2021.
SEBRAE. Estudo de Inteligência do Mercado Audiovisual Brasileiro. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Brasília, 2015. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/30ec0866a085430efaef28fb30ec4f93/$File/5825.pdf. Acesso em: 04 set. 2021.
SILVA, Luciana Rodrigues. O Cinema Digital e seus Impactos na formação em cinema e audiovisual. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-10052013-162929/publico/LucianaRodrigues.pdf. Acesso em: 04 set. 2021.
TRINDADE, Teresa Noll. Documentário e Mercado no Brasil – da produção à sala de cinema. São Paulo: Alameda, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.