Mercado audiovisual, políticas públicas e educação: os impactos de uma escola de audiovisual para a economia criativa na região do ABC Paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v6n2-2021-63232

Palavras-chave:

Mercado audiovisual, Políticas públicas, Digitalização, Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo, Economia criativa

Resumo

Partindo de pesquisa bibliográfica sobre as políticas públicas de incentivo ao cinema brasileiro recente e o contexto de transformações socioculturais decorrentes da digitalização do audiovisual, este artigo busca refletir sobre o papel do Estado no fomento do audiovisual, especialmente no que diz respeito à formação de mão de obra qualificada para atuação em um mercado em crescimento. Para tanto, destaca o caso do Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo (CAV), uma escola pública de audiovisual atuante, desde 2012, na região do ABC paulista. Com base no exame de alguns indicadores específicos, o trabalho evidencia que os impactos do CAV passam pelo incremento da economia criativa na região, ao mesmo tempo em que desenvolve competências para a atuação em uma cultura de participação e convergência midiáticas.

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Biografia do Autor

Denise Regina Szabo, Universidade Anhembi Morumbi - PPGCOM-UAM – Brasil

Nara Lya Cabral Scabin, Universidade Anhembi Morumbi - PPGCOM-UAM – Brasil

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Szabo, D. R., & Scabin, N. L. C. (2021). Mercado audiovisual, políticas públicas e educação: os impactos de uma escola de audiovisual para a economia criativa na região do ABC Paulista. Paradoxos, 6(2), 203–221. https://doi.org/10.14393/par-v6n2-2021-63232