Processo criativo em moda: uma revisão bibliométrica acerca dos autores da área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v6n2-2021-62789

Palavras-chave:

Processo criativo, Moda, Revisão bibliométrica, Mapeamento

Resumo

A temática desta pesquisa circunda o estudo de processos criativos em moda, os quais permeiam o âmbito da intuição e surgem a partir da necessidade de solucionar problemas. Admite-se como questão norteadora deste estudo a realização de um mapeamento de autores sobre processos criativos em moda, elencando seus principais conceitos e abordagens e compreender quem são os principais autores que estudam esses processos na área da moda. Esta pesquisa torna-se pertinente na investigação de autores e conceitos de processos criativos em moda, servindo como base para a utilização em estudos futuros mais aprofundados, visto que faz parte de um estudo a nível macro, resultante de disciplinas e projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Indústria Criativa, da Universidade Feevale.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Cherutti, Universidade Feevale – RS - Brasil

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale – RS - Brasil

Referências

ABIT (2019). Perfil do setor. Disponível em: https://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor. Acesso em: 03 mar. 2020.

CARVALHAL, André. A moda imita a vida: como construir uma marca de moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio, 2016.

GRANVILLE, W.C. Color harmony: What is it? (Article). Color Research & Application.

Volume 12, Issue 4, Pages 196-201. 1987.

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentin. FARIA, Leandro Innocentini Lopes de. HAYASHI, Carlos Roberto Massao. Bibliometria e cientometria: estudos temáticos. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2013.

HENNESSEY, Beth A.; AMABILE, Teresa M. Creativity. The Annual Review of Psychology. Pages 569–98. 2010.

JONES, Sue Jenkyn. Fashion design. [3. ed., rev. ampl.]. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2011.

KONOPKA, Regiane Machado. Moda imaginada: consumo, representações e atribuições de sentido à carreira fashion. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo]. 2017.

LEA-GREENWOOD, G.Visual merchandising: A neglected area in UK fashion marketing? (Review). International Journal of Retail & Distribution Management. Volume 26, Issue 8, 1 September 1998, Pages 324-329.

MILLS, C. Enterprise orientations: A framework for making sense of fashion sector start-up (Article). International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research. Volume 17, Issue 3, Pages 245-271. 2011.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. [30. ed.]. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

PINHEIRO, Cristiano Max Pereira; BARTH, Maurício.; SCHMIDT, Serje; SCHREIBER, Dusan. Mapeamento de conhecimento na plataforma Scopus: um estudo sobre a indústria criativa. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, p. 329-342, maio 2015. ISSN 1678-765X. Disponível em:

http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635336. Acesso em: 11 jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v13i2.8635336.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César. Metodologia do Trabalho Científico [recurso eletrônico]: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos; KOBASHI, Yumiko.

BIBLIOMETRIA, CIENTOMETRIA, INFOMETRIA: CONCEITOS E APLICAÇÕES. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. v.2, n.1, p.155-172, jan./dez. 2009.

SCOPUS (2020). Disponível em: https://www.elsevier.com/solutions/scopus. Acesso em: 12 jun. de 2020.

SEIVEWRIGHT, Simon. Pesquisa e design. Porto Alegre, RS: Bookman, 2009.

SIMONTON, Dean Keith. Creativity: Cognitive, Personal, Developmental, and Social Aspects. American Psychological Association, Vol. 55, No. 1, 151-158. 2000.

SOUSA, Graziela. Empreendedorismo e(m) Design de Moda: uma visão estratégica para o Ensino Superior. Conference: I Jornadas de Ensino de Empreendedorismo. Portugal - Coimbra, IPN. April, 2015.

STERNBERG, Robert J. The Nature of Creativity. Creativity Research Journal, Vol. 18, No. 1, 87–98. 2006.

TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo, SP: Edição do autor, 2013.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Cherutti, M., & Pinheiro, C. M. P. . (2021). Processo criativo em moda: uma revisão bibliométrica acerca dos autores da área. Paradoxos, 6(2), 306–321. https://doi.org/10.14393/par-v6n2-2021-62789