SEO no jornalismo digital: uma análise sobre a visibilidade noticiosa da vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-57127

Palavras-chave:

Jornalismo Digital, Critérios de Noticiabilidade, Técnicas de SEO, Eleições de 2018, Jair Bolsonaro

Resumo

Qual a relação de SEO e SERP com o Jornalismo? Para os que atuam no Jornalismo Digital, a aplicação das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) pode fazer a diferença na visibilidade de uma matéria a partir de seu posicionamento na Search Engine Results Page (SERP) do Google. As técnicas de SEO ainda são pouco praticadas nos portais de notícias. Como listado em manuais, elas devem estar alinhadas ao conteúdo jornalístico de qualidade, de acordo com critérios de noticiabilidade e potencializado pelos recursos oferecidos na web. Para entender como essas ferramentas e o jornalismo se encontram, optou-se por estudar os resultados da busca Bolsonaro eleições 2018 e com base nas matérias e suas estratégias de SEO, identificar como os portais G1, Agência Brasil e UOL posicionaram o conteúdo jornalístico sobre a vitória de Bolsonaro.

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Biografia do Autor

Soraya Venegas Ferreira, Universidade Estácio de Sá - Brasil

Erick Nunes da Costa, Universidade Estácio de Sá - Brasil

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

Ferreira, S. V., & Costa, E. N. da. (2021). SEO no jornalismo digital: uma análise sobre a visibilidade noticiosa da vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018. Paradoxos, 6(1), 124–142. https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-57127