Eu sou a BIA. Um olhar às intenções de comunicação do Bradesco ao promover seu serviço de inteligência artificial em peças publicitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-56471

Palavras-chave:

Publicidade e Propaganda, Práticas Publicitárias, Inteligência Artificial, BIA, Imagem da marca

Resumo

O artigo investiga a comunicação publicitária do Bradesco ao personificar seu serviço de inteligência artificial na imagem da Bradesco Inteligência Artificial (BIA). A fim de mapear as intenções de comunicação da marca é observado como ela se apropria de dimensões intrínsecas à IA. O trabalho é estruturado numa etapa teórica sobre as relações entre bancos, publicidade e IA na sociedade pós-digital (LONGO, 2014; MALTHOUSE; LI, 2017; GABRIEL, 2019); seguida de uma etapa empírica, na qual são analisadas três peças audiovisuais que usam a BIA na construção da mensagem. O método exploratório auxiliou a dissecar as peças frame-by-frame, permitindo a condução de análises qualitativas aos conceitos estratégicos e elementos audiovisuais da narrativa publicitária. Os resultados sugerem que a BIA potencializa a intenção da empresa em promover relações mutuamente benéficas com seus clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Schorn, Universidade do Vale do Rio do Sinos – Brasil

Eduardo Zilles Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil

Referências

ABRAMS, Brad. Google Assistente: tornando sua rotina mais simples. Think with Google. (ONline). 2018. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/advertising-channels/novas-tecnologias/google-assistente-tornando-sua-rotina-mais-simples/. Acesso em 10 jan. 2020.

ALVARENGA, Darlan. Concentração aumenta e 5 bancos já detêm mais de 80% dos ativos no país. (Online). 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/concentracao-aumenta-e-5-bancos-ja-detem-mais-de-80-dos-ativos-no-pais.html. Acesso em 27 de abr. 2020

AZEVEDO, Sandro. Comunicação e Inteligência Artificial: aspectos da mediação tecnológica diante de uma nova geração de agentes inteligentes. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, PR, 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/ nacionais/2009/resumos/R4-1185-1.pdf. Acesso em 18 jan. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CALAZANS, Bruna. O Marketing de relacionamento e o atendimento cool Nubank: #sounu. (Online). 2018. Disponível em: https://medium.com/blogando/o-marketing-de-relacionamento-e-o-atendimento-cool-nubank-sounu-1826f1b4ba33. Acesso em 27 de out. 2018.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa Qualitativa: Análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto. Florianópolis, v.15, n.4, 2016, p.679-684. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-07072006000400017.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DESSART, Laurence; VELOUTSOU, Cleopatra; MORGAN-THOMAS, Anna. Consumer engagement in online brand communities: a social media perspective. Journal of Product and Brand Management, v.24, n.1, 2015, p.28- 42. DOI: https://doi.org/10.1108/jpbm-06-2014-0635.

DWYER, Tom. Inteligência artificial, tecnologias informacionais e seus possíveis impactos sobre as ciências sociais. Sociologias, Porto Alegre, v.3, n.5, 2001, p.58-79. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-45222001000100004.

FEBRABAN. Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2020. (Online). 2020. Disponível em:

https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Pesquisa%20Febraban%20de%20Tecnologia%20Banc%C3%A1ria%202020%20VF.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.

GABRIEL, Martha. Você, Eu e os Robôs: pequeno manual do mundo digital. Ed. Kindle - 3 reimpr. São Paulo: Atlas, 2019.

GROHMANN, Rafael. Os rastros digitais na circulação de sentidos: pela desnaturalização e contextualização de dados na pesquisa em comunicação. Galáxia. São Paulo, n.42, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-25532019340183.

HANSEN, Fábio. Vozes em alianças e vozes em confronto: a autoria nos domínios discursivos do processo de produção da publicidade contemporânea. Comunicação, Mídia Consumo. São Paulo, v.13, n.37, mai/ago 2016, p.54-75. DOI: https://doi.org/10.18568/1983-7070.133754-75.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2012.

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70, 2007.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

LOH, Stanley; GARIN, Ramiro. Web Intelligence – Inteligência artificial para a descoberta de conhecimento na web. (Online). 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/webintelligencelohgarin. Consultado em 21 fev. 2020

LONGO, Walter. Marketing e comunicação na era pós digital: as regras mudaram. São Paulo: HSM do Brasil, 2014.

MALTHOUSE, Edward C.; LI, Hairong. Opportunities for and pitfalls of using big data in advertising research. Journal of Advertising, v. 46, n. 2, p. 227-235, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/00913367.2017.1299653.

PACETE, Luiz Gustavo. Estratégias de branding para marcas que falam (literalmente). (Online). 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/brandingquefalam. Acesso em 23 fev. 2020.

SANTAELLA, Lúcia. Intersubjetividade nas redes digitais: repercussões na educação. In: PRIMO, Alex (Org.). A internet em rede. Porto Alegre: Editora Sulina, 2013.

SCHORN, Bruna; BORBA, Eduardo Zilles. O Impacto da Inteligência Artificial na Relação dos Bancos com os Millennials na Era Pós-Digital. In: Intercom Sul – Intercom Júnior. Porto Alegre, RS, 2019. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-0462-1.pdf. Acesso em 21 abr. 2020.

SIERRA, María del Carmen. Inteligência artificial em la gestión financeira empresarial. Revista Científica Pensamiento y Gestión, v.23, n.2, 2007, p.153-186.

TERZIAN, Françoise. Na conquista dos millennials. (Online). 2018. Disponível em: https://issuu.com/revistaciab/docs/revista_ciab_febraban_76_ago18. Acesso em 24 jan. 2020.

ZILLES BORBA, Eduardo. Towards a full body narrative: a communicational approach to techno-interactions in virtual reality. Lumina, v.14, n.1, p. 37-52, 30 abr., 2020. Acesso em: 28 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.30019.

ZILLES BORBA, Eduardo; ZUFFO, Marcelo. Do Modus Operandi ao Modus Vivendi: uma nova percepção de interfaces. Anais do XIV Congresso IberoAmericano de Comunicação (Ibercom 2015): Comunicação, Cultura e Mídias Sociais. São Paulo: ECA-USP, v.14, n.1, 2015, p.2585-2597.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Schorn, B., & Borba, E. Z. (2021). Eu sou a BIA. Um olhar às intenções de comunicação do Bradesco ao promover seu serviço de inteligência artificial em peças publicitárias . Paradoxos, 6(1), 56–85. https://doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-56471