A influência da inteligência artificial nas relações comunicacionais
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v5n1-2020-54430Palavras-chave:
Inteligência artificial, Relações, ComunicaçãoResumo
Este artigo se propõe a discutir como a inteligência artificial tem influenciado as relações comunicacionais na sociedade contemporânea, uma vez que tanto esta tecnologia como as suas vertentes machine learning e deep learning já têm sido exploradas em diversas áreas, como jornalismo, publicidade e games. A pesquisa objetiva evidenciar, por meio de iniciativas já contempladas no mercado, a necessidade de uma nova postura por parte dos profissionais, baseada no conhecimento da tecnologia e de suas aplicações. Metodologicamente, faz o cruzamento de referenciais teóricos e artigos científicos de caráter multidisciplinar para observar estudos de casos que demonstram como a esfera comunicacional tem se valido das novas tecnologias para criar envolvimento e relacionamento com seus públicos.
Downloads
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Fundamentos para o desenvolvimento de jogos digitais. Porto Alegre: Bookman, 2014.
BAUDRILLARD, Jean. Tela total. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
CARR, Nicholas. A grande mudança. São Paulo: Ed. Landscape, 2008.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede. Volume I. 8ª edição revista e ampliada. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
COHN, Gabriel. O meio é a mensagem: análise de Mcluhan in Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: TA Queiroz, 1987.
DAVENPORT, T. Big data no trabalho. Tradução de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2017.
DOMINGOS, Pedro. A revolução do algoritmo mestre. Lisboa: Ed. Manuscrito, 2017.
FERRARI, Pollyana. A força da mídia social. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
FERRARI, Pollyana. Nós. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.
GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs. São Paulo: Ed. Atlas, 2018.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Ed. Aleph, 2015.
JONCO, Camila Medeiros; SILVEIRA, Stefanie Carlan da. Hey Siri: Inteligência artificial e a humanização dos assistentes pessoais. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/6407/Camila%20Medeiros%20Jonco_.pdf?sequence=1. Acesso em: 20.abr.2019.
KAUFMAN, Dora. Inteligência Artificial: Questões éticas a serem enfrentadas. Anais do IX Simpósio Nacional ABCiber. Disponível em: http://abciber2016.com/wp-content/uploads/2016/trabalhos/inteligencia_artificial_questoes_eticas_a_serem_enfrentadas_dora_kaufman.pdf. Acesso em 18/06/2019.
KELLMEREIT, D. OBODOVSKI, D. The silent intelligence: the internet of things. DND Ventures LLC. Edição do Kindle, 2013.
KELLY, Kevin. Inevitável. Rio de Janeiro: Ed. Alta Books, 2017.
KISHIMOTO, André. Inteligência artificial em jogos eletrônicos. Disponível em: http://www.karenreis.com.br/pdf/andre_kishimoto.pdf%20. Acesso em 09.mai.2019.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Ed. Sextante, 2017.
LEMOS, André. Ciberespaço e tecnologias móveis: processos de territorialização e
desterritorialização na cibercultura. In: MÉDOLA, Ana Silvia; ARAÚJO, Denise;
BRUNO, Fernanda. [Orgs], Imagem, visibilidade e cultura midiática. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007.
LIMA, Sérgio. O que é mídia programática. Disponível em: http://propmark.com.br/digital/o-que-e-midia-programatica. Acesso em: 18.abr.2019.
LOBATO, Rodrigo. Por que a inteligência artificial está revolucionando as campanhas digitais? Disponível em: https://digitalks.com.br/artigos/por-que-a-inteligencia-artificial-esta-revolucionando-as-campanhas-digitais/. Acesso em 16.mar.2019.
MARKETSANDMARKETS. Artificial Intelligence Market. Disponível em: https://www.marketsandmarkets.com/Market-Reports/artificial-intelligence-market-74851580.html. Acesso em 18 jun 2020.
MARTINO, Lui¬s Mauro Sá. Teorias das mídias digitais: Linguagens, ambientes e redes. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014.
MAYER-SCHOENBERGER, Viktor. CUKIER, Kenneth. Big data. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2013.
RECUERO, Raquel. Redes sociais. In: CITELLI, Adilson et al. Dicionário de comunicação. Ed. Contexto: São Paulo, 2014.
REDAÇÃO LINK, O Estado de S.Paulo. Reconhecimento facial ajuda empresas.
Disponível em: http://link.estadao.com.br/noticias/geral,reconhecimento-facial-ajuda-empresas,10000032319. Acesso em: 30.abr.2019.
RUSSEL, S.J.; NORVIG, P. Artificial intelligence: A modern approach. New Jersey: Prentice Hall, 2009.
SFEZ, Lucien. Crítica da comunicação. Rio de Janeiro: Ed. Loyola, 1994.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2011.
SIEGEL, Eric. Análise Preditiva. Rio de Janeiro: Ed. Alta Books, 2017.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. In: Uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2013.
TOFFLER, Alvin. A terceira onda. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2014.
TRINDADE, Eneus. Tendências para pensar a formação em publicidade na contemporaneidade. Disponível em: http://www.alaic.org/revista/index.php/alaic/article/view/1055/515. Acesso em 24/06/2019.
VILLANOVA, Mariah. Mídia programática: o futuro da publicidade. Disponível em: https://www.inlocomedia.com/blog/2016/02/10/midia-programatica-o-futuro-da-publicidade/. Acesso em: 18.mar.2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.