Aprendizagem ao longo da vida: a universidade da maturidade e o aprender a ser velho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v5n1-2020-54300

Palavras-chave:

Aprendizagem ao longo da vida, UMA/UFT, Educação, Educação intergeracional

Resumo

O vertiginoso aumento da informação e o acelerado avanço tecnológico impõem à educação e aos seus protagonistas novos paradigmas e novas demandas para o ensino e para a aprendizagem. Nessa conjuntura, a Universidade da Maturidade (UMA), vinculada à Universidade Federal do Tocantins (UFT), surge como proposta para desenvolver, no campo educacional, uma aprendizagem ao longo da vida, de maneira a possibilitar aos alunos a troca de experiências por meio das relações intergeracionais. O objetivo deste artigo é discutir a UMA como um espaço educacional de aprendizagem ao longo da vida do indivíduo. Para o estudo, optamos pela metodologia da história oral temática. A partir da análise das entrevistas, concluímos que a UMA é um processo integrador, que dá condições aos estudantes idosos de ressignificar sua vivência e ainda contribuir ativamente na sociedade.

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Carvalho, K. R. S. dos A. de, Carvalho, I. C. A., Milhomem, P. C. S., Oliveira, R. F. de ., & Silva, M. S. . (2020). Aprendizagem ao longo da vida: a universidade da maturidade e o aprender a ser velho . Paradoxos, 5(1), 101–116. https://doi.org/10.14393/par-v5n1-2020-54300