Recursos Educacionais Abertos - Padrões de Licenças para Arquivos Abertos

Autores

  • Edilaine Vagula Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Edwylson de Lima Marinheiro Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Mari Clair Moro Nascimento Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49695

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos, Creative Commons, Educação Básica

Resumo

O artigo tem como objetivo refl etir sobre as contribuições dos RecursosEducacionais Abertos para a construção do conhecimento escolar, analisando as licenças disponíveis no Creative Commons. Trata-se de uma pesquisa bibliográfi ca, no contexto da produção do REA, promovendo o debate sobre a questão dos direitos autorais representados por licenças. Conclui-se que a licença, quando aberta, permite que o REA seja adaptado, promovendo autonomia, por meio de uma cultura fl exível de colaboração, possibilitando inovações no campo educacional. O professor que trabalha com metodologia participativa e dialógica e faz uso do REA em sala de aula, promove situações desafi adoras que mobilizam o aluno para a construção do conhecimento, aliando ensino à pesquisa.

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Biografia do Autor

Edilaine Vagula, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), Mestrado em Educação pela UEL (2004) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Atualmente é professora do Departamento de Educação, da Universidade Estadual de Londrina.

Edwylson de Lima Marinheiro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Educação (UEL); Licenciado em Pedagogia (2013) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Licenciado em Geografi a (2005) pela Universidade Estadual de Londrina (2005); Atualmente exerce a função de Gerente de Gestão Financeira da Secretaria Municipal de Educação de Londrina

Mari Clair Moro Nascimento, Universidade Norte do Paraná

Doutora Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Câmpus de Marília (UNESP) (2018), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2012), Atualmente é Professora da Educação a Distância na Universidade Norte do Paraná.

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Publicado

2019-07-22

Como Citar

Vagula, E. ., Marinheiro, E. de L. ., & Nascimento, M. C. M. . (2019). Recursos Educacionais Abertos - Padrões de Licenças para Arquivos Abertos. Paradoxos, 3(1), 74–83. https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49695