Recursos Educacionais Abertos - Padrões de Licenças para Arquivos Abertos
DOI:
https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49695Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos, Creative Commons, Educação BásicaResumo
O artigo tem como objetivo refl etir sobre as contribuições dos RecursosEducacionais Abertos para a construção do conhecimento escolar, analisando as licenças disponíveis no Creative Commons. Trata-se de uma pesquisa bibliográfi ca, no contexto da produção do REA, promovendo o debate sobre a questão dos direitos autorais representados por licenças. Conclui-se que a licença, quando aberta, permite que o REA seja adaptado, promovendo autonomia, por meio de uma cultura fl exível de colaboração, possibilitando inovações no campo educacional. O professor que trabalha com metodologia participativa e dialógica e faz uso do REA em sala de aula, promove situações desafi adoras que mobilizam o aluno para a construção do conhecimento, aliando ensino à pesquisa.
Downloads
Referências
AMIEL, R. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos Educacionais. In: SANTANA, B.; ROSSINI; C.; PRETTO, N. De L. (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. Disponível em: <http://livrorea.net.br/livroREA-1edicao-mai2012.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2012. p.17-33.
DUTRA, R. L. S.; TAROUCO, L. M. R. Recursos Educacionais Abertos (Open Educational Resources). 2007. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/4fRenato.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2013. 2007. p.1-8.
PEÑA, M.; et al. Recursos Educacionais Abertos: nova cultura de produção e socialização de saberes no ciberespaço. In: Okada, A. (Ed.) (2012) Open Educational Resources and Social Networks: Co-Learning and Professional Development. London: Scholio Educational Research & Publishing. Disponívelem: <http://oer.kmi.open.ac.uk/wp-content/uploads/cap04_edutechi.pdf>. Acesso em 07 Out. 2013.
RODRIGUES, P. A. A. et al. Banco Internacional de Objetos Educacionais: Repositório Digital para o uso da Informática na Educação. 2012. Revista Brasileira de Informática na Educação, Vol. 20, n. 1, 2012. p. 111-120. Disponível em: <http://ceiesbc.educacao.ws/pub/index.php/rbie/article/view/1364/1198>. Acesso em: 04 jul 2013.
ROSSINI, C.; GONZALEZ, C. REA: o debate em políticas e as oportunidades para o mercado. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012, pp. 35–69.
SANTOS, A. I. Educação aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos. In SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012.
SILVEIRA, S. R.; BARONE, D. A. C. Formação de grupos colaborativos em Cursos a Distância via WEB: um estudo de caso utilizando as técnicas de inteligência Artificial. In: Revista Brasileira de Informática na Educação. Vol. 14, n.2, Maio/Agosto, 2006. p.29-40.
TAROUCO, L. M. R. ARCA: Ambiente de realidade virtual cooperativo de aprendizagem. In: Revista Brasileira de Informática na Educação. n. 6. Abr/2000. p. 34-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.