Recursos Educacionais Abertos - Padrões de Licenças para Arquivos Abertos

Autores

  • Edilaine Vagula Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Edwylson de Lima Marinheiro Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Mari Clair Moro Nascimento Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49695

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos, Creative Commons, Educação Básica

Resumo

O artigo tem como objetivo refl etir sobre as contribuições dos RecursosEducacionais Abertos para a construção do conhecimento escolar, analisando as licenças disponíveis no Creative Commons. Trata-se de uma pesquisa bibliográfi ca, no contexto da produção do REA, promovendo o debate sobre a questão dos direitos autorais representados por licenças. Conclui-se que a licença, quando aberta, permite que o REA seja adaptado, promovendo autonomia, por meio de uma cultura fl exível de colaboração, possibilitando inovações no campo educacional. O professor que trabalha com metodologia participativa e dialógica e faz uso do REA em sala de aula, promove situações desafi adoras que mobilizam o aluno para a construção do conhecimento, aliando ensino à pesquisa.

Biografia do Autor

  • Edilaine Vagula, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), Mestrado em Educação pela UEL (2004) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Atualmente é professora do Departamento de Educação, da Universidade Estadual de Londrina.

  • Edwylson de Lima Marinheiro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Mestre em Educação (UEL); Licenciado em Pedagogia (2013) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Licenciado em Geografi a (2005) pela Universidade Estadual de Londrina (2005); Atualmente exerce a função de Gerente de Gestão Financeira da Secretaria Municipal de Educação de Londrina

  • Mari Clair Moro Nascimento, Universidade Norte do Paraná

    Doutora Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Câmpus de Marília (UNESP) (2018), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2012), Atualmente é Professora da Educação a Distância na Universidade Norte do Paraná.

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Publicado

2019-07-22

Como Citar

Vagula, E. ., Marinheiro, E. de L. ., & Nascimento, M. C. M. . (2019). Recursos Educacionais Abertos - Padrões de Licenças para Arquivos Abertos. Paradoxos, 3(1), 74-83. https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49695