O uso de Realidade Virtual, Aumentada e Misturada no Jornalismo Impresso Brasileiro

Autores

  • Alessandra de Falco Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ
  • Silvia Cristina dos Reis Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49691

Palavras-chave:

Jornalismo imersivo, Realidade virtual, Realidade aumentada, Realidade misturada, Jornalismo impresso brasileiro

Resumo

A presente pesquisa traz os resultados da análise realizada nos jornais Estadão, O Globo e na revista Veja no mês de outubro de 2015 e maio e junho de 2016, sobre o uso de Realidade Virtual, Aumentada e Misturada como técnicas empregadas para ampliar o conteúdo do jornalismo impresso. Foi investigado como os veículos citados se utilizaram desse recurso nas suas versões impressas. A análise mostrou que, nos veículos em questão, os usos de conteúdos usando a técnica da Realidade Virtual, Aumentada e Misturada não explora suas potencialidades, como por exemplo, atualizar o conteúdo impresso com dados novos, ou é inexistente.

 

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Biografia do Autor

Alessandra de Falco, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Formada em Jornalismo na PUC-Campinas e na Unicamp fez Letras, especialização em Jornalismo Científico e doutorado em Educação. É mestre e terminou o estágio Pós-Doutoral na Metodista- SP. Tem experiência profi ssional e acadêmica na área de Jornalismo Científi co e Tecnológico. Na UFSJ é docente de Ciberjornalismo na Graduação e na Pós-Graduação no NEAD e no PIPAUS

Silvia Cristina dos Reis, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Concluiu o curso de Jornalismo também na UFSJ, onde foi bolsista do Programa VAN-Educomunição, trabalho premiado com Menção Honrosa pela universidade. Atou como bolsista de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq. É membro do Grupo de Estudos do Campo; Pesquisas em Educomunicação, certificado pelo CNPq.

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Publicado

2019-07-22

Como Citar

Falco, A. de ., & Reis, S. C. dos . (2019). O uso de Realidade Virtual, Aumentada e Misturada no Jornalismo Impresso Brasileiro. Paradoxos, 3(1), 20–31. https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49691