Interações por emojis no WhatsApp: significados e sentimentos nas trocas comunicacionais

Autores

  • Ana Paula Pinto de Carvalho Universidade Tuiuti do Paraná
  • Mônica Cristine Fort Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v2n1-2017-45195

Palavras-chave:

Comunicação, Estética, Emojis, WhatsApp

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre relações entre atores que realizam o intercâmbio comunicacional utilizando a forma imagem-texto a partir de emojis, que servem não apenas para transmitir significados, mas para simplificar a comunicação, gerando uma economia da atenção do sujeito diante de várias demandas informacionais. Discute conceitos de estética e de sociedade tecnologizada, empregando como referencial teórico pressupostos de Umberto Eco, Paul Virilio, Néstor Canclini, Pierre Lévy, Christoph Türcke e Hans Ulrich Gumbrecht. Entende-se que o emoji incorpora a agilidade na emissão à necessidade de síntese do sujeito comunicante, reunindo atributos para se tornar uma nova estética narrativa. Para comprovar essa hipótese, utiliza-se como metodologia a realização de dois Grupos Focais, realizados entre abril e maio de 2016, com profissionais de Comunicação e Marketing que usam o WhatsApp no trabalho. Observa-se que mesmo em ambientes organizacionais esses símbolos fazem parte da conversa e, cada vez mais, cultura, comunicação e sociedade sobrepõem-se.

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Biografia do Autor

Ana Paula Pinto de Carvalho, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Incom.

Mônica Cristine Fort, Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-doutora em Comunicação (UERJ). Professora e pesquisadora do PPG em Comunicação e Linguagens da (UTP). Vice-líder do GP Incom (UTP/CNPq).

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

Carvalho, A. P. P. de, & Fort, M. C. (2018). Interações por emojis no WhatsApp: significados e sentimentos nas trocas comunicacionais. Paradoxos, 2(1), 21–32. https://doi.org/10.14393/par-v2n1-2017-45195