A pauta é a Copa: a cobertura da Copa do Mundo 2014 no Jornalismo Impresso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v1n1-2016-41626

Palavras-chave:

Agenda Setting, Jornalismo impresso, Valências, Copa do Mundo 2014, Hospital Walfredo Gurgel

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a cobertura e o tratamento editorial dispensado pelos jornais Tribuna do Norte e Novo Jornal ao evento esportivo Copa do Mundo FIFA 2014, ocorrido em Natal/RN, onde ambos são editados e têm grande circulação. Observamos também o noticiário referente ao Hospital Walfredo Gurgel, mantido pelo governo estadual, tomando como referencial teórico os estudos da Agenda Setting, abrangendo nossa análise o período de 01 de janeiro a 31 de outubro de 2013 e 01 de janeiro a 31 de outubro de 2014. Nossa atenção está voltada para a forma como os acontecimentos relativos à Copa e ao Hospital são mostrados, como se deu a sua ênfase ao longo do tempo, bem como suas valências - positivas, negativas ou neutras -, e até que ponto os jornais cumpriram com seus propósitos de neutralidade e imparcialidade, paradigmas do jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia de Souza Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Bacharelanda do 9º período do curso de Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

John Willian Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Bacharel em Comunicação Social-habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Pesquisador Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia - Comídia / UFRN.

Emanoel Francisco Pinto Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Docente do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela mesma instituição. Coordenador da linha de pesquisa "Estudos do jornalismo" do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia - Comídia / UFRN.

Referências

BARRETO, Emanoel Francisco Pinto. Eleições para o Governo do RN 2002 - A Cobertura do Diário de Natal/O Poti: os discursos, as manchetes. Natal. 2004, 361f. Dissertação. Mestrado em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

BEZERRA, Hudson Pablo de Oliveira. SOUZA, Bertulino José de. “Páginas de uma agenda: o agendamento midiático para a copa de 2014”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Flo-rianópolis, v. 35, n. 1, p. 241-255, 2014.

DINES, Alberto. O papel do jornal: uma releitura. – 4.ed. São Paulo: Summus, 1986.

HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que o jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto, 2006.

INSTITUTO VERIFICADOR DE COMUNICAÇÃO. “Dados de Circulação de Mídia Impressa”. Dis-ponível em http://ivcbrasil.org.br/. Acesso em: 14 de mai. 2015.

KUNCZIK, Michael. Conceitos de Jornalismo; Norte e Sul - manual de comunicação. São Pau-lo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.NOVO JORNAL. “A Copa é aqui”. Novo Jornal, Natal, 04 jun. 2014. Esportes, p.14.

NOVO JORNAL. "A Copa é aqui". Novo Jornal, Natal, 20 jan. 2013. Últimas, p. 02.

NOVO JORNAL. "Olhos abertos". Novo Jornal, Natal, 04 jun. 2014. Copa 2014, p. 14.

NUNES, Patrícia de Souza; LOPES, John Willian; BARRETO, Emanoel Francisco Pinto. “Estudo comparativo: o agendamento da Copa 2014 no jornalismo impresso do RN”. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu. São Paulo: Intercom, 2014. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais2014/resumos/R9-0274-1.pdf>. Acesso: em 01 julh 2015.

NUNES, Patrícia de Souza; LOPES, John Willian; BARRETO, Emanoel Francisco Pinto. “O agenda-mento da Copa 2014 no jornalismo do RN”. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2014, João Pessoa. São Paulo: Intercom, 2014. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0140-1.pdf>. Acesso em: 01 julh. 2015.

RODRIGUES, Nelson. A Pátria de Chuteiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. “Pesquisa brasileira de mí-dia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuação/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de--pbmmidia-2015.pdf/view>. Acesso em: 14 mai. 2015.

SILVA, Luiz Martins da. “Sociedade, esfera pública e agendamento”. In.: BENETTI, Márcia; LAGO, Cláudia (org.). Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.

TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. 2.ed. Florianópolis: Insular, 2005.

TRIBUNA DO NORTE. "#CopaEmNatal: população não acredita em legado". Tribuna do Norte, Natal, 01 jun. 2014. Natal, p.02.

TRIBUNA DO NORTE. "Crise leva diretora-geral do HWG a pedir exoneração". Tribuna do Norte, Natal, 23 jan. 2013. Natal, p.11.

TRIBUNA DO NORTE. "Ministro da Saúde fará inspeção nas instalações do HWG". Tribuna do Norte, Natal, 21 mar. 2013. Natal, p.03.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Como Citar

Nunes, P. de S., Lopes, J. W., & Barreto, E. F. P. (2018). A pauta é a Copa: a cobertura da Copa do Mundo 2014 no Jornalismo Impresso. Paradoxos, 1(1), 46–57. https://doi.org/10.14393/par-v1n1-2016-41626