Capacitação profissional através do lúdico. Experiência interdisciplinar do design e da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v1n1-2016-41624

Palavras-chave:

Design de jogos, Jogos de tabuleiro, Relações Públicas, Comunicação, Design

Resumo

Este artigo explana sobre a experiência de um trabalho conjunto nas áreas de Design e Comunicação. Evidencia o papel do Design na concepção de produtos voltados à formação e treinamento de recursos humanos em ambiente empresarial, bem como dos processos da práxis comunicativa que compõe os diálogos com o público interno das organizações. Estabelece relações interdisciplinares entre o designer, o profissional da comunicação e das relações públicas, corroborando com as tendências atuais da formação de equipes multifacetadas para a solução de problemas projetuais. A experiência no desenvolvimento da pesquisa e do trabalho final oportunizou vivenciar o ensino e a aprendizagem de forma diferenciada, realizando experimentalmente a construção de novos conhecimentos. Muito mais do que uma prática interdisciplinar, as várias etapas desenvolvidas possibilitaram reconhecer na integração dos saberes o estatuto próprio de cada disciplina que delineou e definiu o objeto de estudo. Igualmente fundamental foi o reconhecimento das especificidades das ciências que determinaram as fronteiras das áreas envolvidas no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Gobi, Universidade de São Paulo - Brasil

Pesquisadora. Livre-docente pela Unesp. Pós-Doutora pelo Prolam-USP (Universidade de São Paulo)

Cassia Leticia Carrara Domiciano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil

Doutora em Estudos da Criança - Comunicação Visual e Expressão Plástica - pela Universidade do Minho, Portugal. Possui mestrado pelo Projeto Arte e Sociedade, área de Desenho Industrial (1998) e graduação em Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual (1993), ambos pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

CAVALCANTE, S. M. Gestão da Comunicação Organizacional: conhecendo as ferramentas e suas aplicabilidades. Monografia apresentada à Universidade Potiguar como requisito parcial para a conclusão da Especialização em Gestão Empresarial de Pessoas. João Pessoa, 2008.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. Efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 2003.

HESKETT, J. Design. São Paulo: Ática, 2008.

KUNSCH, M. M. K. Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997.

MARTINO, L. C. Elementos para uma epistemologia da comunicação. Apresentado no V Congresso Latino-Americano de Ciências da Comunicação, na Universidade Diego Portales, em Santiago do Chile, em abril de 2000.

NEWCMB, H. À procura de fronteiras no campo dos estudos de mídia. IN: Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Unesp, ano 23, nº 36, 2° semestre de 2001.

RAPOSO, A. L. C. R. Teoria dos Jogos: um instrumento para tomadas de decisão em Relações Públicas. Tese de Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas, Escola Superior de Comunicação Social. Lisboa, 2009.

RODRIGUES, F. Criação de Jogo de Tabuleiro para Treinamento Corporativo. Dissertação de Mestrado. POLI USP, 2003.

SCHNEIDER, B. Design - Uma Introdução: o Design no Contexto Social, Cultural e Econômico. São Paulo: Biücher, 2010.

VICENTE, P. Jogos de Empresas: A fronteira do conhecimento em administração de negócios. São Paulo: MAKRON Books, 2001.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Como Citar

Gobi, M. C., & Domiciano, C. L. C. (2018). Capacitação profissional através do lúdico. Experiência interdisciplinar do design e da comunicação. Paradoxos, 1(1), 21–35. https://doi.org/10.14393/par-v1n1-2016-41624