ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Flávia de Oliveira Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Samuel do Carmo Lima Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1028156

Palavras-chave:

saúde, livros didáticos, geografia da saúde

Resumo

A Geografia, ao longo dos anos passou por várias transformações, que fizeram repensar os conteúdos dos livros didáticos. Dentre elas, podemos destacar o tema transversal relacionado à saúde, que vem ocupando cada vez mais espaço nos conteúdos desta disciplina. A presente pesquisa tem como objetivo investigar o tema da saúde nos livros didáticos de Geografia. Os livros escolhidos foram os do 6º ano da segunda fase do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Uberlândia (MG). Foram analisadas três coleções de livros didáticos utilizadas pela rede municipal de ensino e constatou-se que o tema saúde é tratado superficialmente, não abordando conceitos e explicações fundamentais para que ocorra um aprendizado efetivo sobre esse tema que é transversal. É importante destacar que a coleção 'Expedições Geográficas' foi a que apresentou a melhor formulação dos conteúdos de saúde abordados nos livros, além de propiciar melhores explicações, o que facilita o aprendizado do aluno. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-12-2014

Como Citar

SANTOS, F. de O.; LIMA, S. do C. ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 106–114, 2014. DOI: 10.14393/Hygeia1028156. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/28156. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos