ABORDAGENS DA TEMÁTICA SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia1028156Palavras-chave:
saúde, livros didáticos, geografia da saúdeResumo
A Geografia, ao longo dos anos passou por várias transformações, que fizeram repensar os conteúdos dos livros didáticos. Dentre elas, podemos destacar o tema transversal relacionado à saúde, que vem ocupando cada vez mais espaço nos conteúdos desta disciplina. A presente pesquisa tem como objetivo investigar o tema da saúde nos livros didáticos de Geografia. Os livros escolhidos foram os do 6º ano da segunda fase do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Uberlândia (MG). Foram analisadas três coleções de livros didáticos utilizadas pela rede municipal de ensino e constatou-se que o tema saúde é tratado superficialmente, não abordando conceitos e explicações fundamentais para que ocorra um aprendizado efetivo sobre esse tema que é transversal. É importante destacar que a coleção 'Expedições Geográficas' foi a que apresentou a melhor formulação dos conteúdos de saúde abordados nos livros, além de propiciar melhores explicações, o que facilita o aprendizado do aluno.