ANÁLISE CLIMÁTICA EM BELO HORIZONTE PELA VARIAÇÃO DO CONFORTO A PARTIR DE UMA SÉRIE TEMPORAL

Autores

  • Vandeir Robson Matias UFMG e CEFET-MG
  • Julia Moreira Costa CEFET-MG

Palavras-chave:

Clima Urbano, Mudanças Climáticas, Conforto Térmico

Resumo

Em áreas com intensa urbanização, o monitoramento da sensação térmica é necessário para posteriormente propor medidas de solução para os problemas de saúde vinculados as possíveis variabilidades climáticas. Os objetivos deste trabalho foram: analisar as mudanças climáticas no centro urbano de Belo Horizonte, localizado a sudoeste do centro geográfico de Minas Gerais, na zona climática intertropical; relacionar as variações do clima ao conforto térmico e à saúde (sintomas) na população urbana. A análise foi feita considerando-se o conforto térmico na série temporal de 1911 a 2009, calculado através do índice de Conforto Térmico. Foram estruturados tabelas e gráficos no aplicativo Microsoft Office Excel para avaliar a evolução do conforto térmico na cidade. Os resultados mostraram que na série temporal estabelecida a temperatura em Belo Horizonte aumentou, assim como o índice de Conforto Térmico, quando comparados os primeiros e últimos dez anos da série, passou para uma faixa de resposta ao conforto mais negativa. Por fim, foi criada uma metodologia e um software (Confortplus) de avaliação da sensação térmica voltada para a zona intertropical, que associa faixas temperatura e umidade relativa do ar associados a efeitos e sintomas na saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vandeir Robson Matias, UFMG e CEFET-MG

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) . Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ensino de Geografia. Desenvolve pesquisas em áreas como: Redes sociais, Democracia eletrônica, geografia política, geografia econômica, Climatologia geográfica e Análise ambiental.

Julia Moreira Costa, CEFET-MG

Bolsista iniciação científica FAPEMIG e Estudante do CEFET-MG

Downloads

Publicado

2012-06-05

Como Citar

MATIAS, V. R.; COSTA, J. M. ANÁLISE CLIMÁTICA EM BELO HORIZONTE PELA VARIAÇÃO DO CONFORTO A PARTIR DE UMA SÉRIE TEMPORAL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 15–29, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17092. Acesso em: 29 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos