DIFERENCIAÇÃO E AFIRMAÇÃO DO EU: UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES DE CRIANÇAS NA CRECHE

Autores

  • Ana Cicília Ribeiro Siqueira
  • Lúcia Helena Ferreira Mendonça Costa

Resumo

O presente trabalho se baseia nas contribuições teóricas de Henri Wallon sobre processos de constituição do eu e do outro e na importância do educador de creche na formação da criança como um todo. Visa compreender as estratégias que as crianças utilizam em suas interações, bem como analisar as inter-relações com os processos de diferenciação eu-outro e afirmação do eu infantil. Participaram desta pesquisa 18 crianças, com idade entre 3 e 5 anos, e 2 educadoras de um Centro Educacional da periferia da cidade de Uberlândia-MG. O registro dos dados ocorreu por meio de vídeo-gravação de interações entre as crianças. Foram realizadas duas filmagens para fins de familiarização com o equipamento e possíveis ajustes e depois seis registros realizados em dias consecutivos, com exceção do fim de semana, e em horários alternados, com trinta minutos cada gravação. A análise dos dados teve início com a transcrição das fitas e então, seguiu-se a identificação dos episódios de interação. Foram identificados 48 episódios com predomínio das estratégias de oposição representadas por: Disputa pelo objeto/espaço/ propriedade; imposição do seu desejo/autoridade/liderança; "nãoâ€? /colocação de limite; ignorar o outro; "agressãoâ€? com gestos. Identificamos, também, estratégias que denotam cumplicidade/comunhão, mistura de realidade e fantasia e sedução. Na maioria dos episódios, o objeto movimentou as estratégias utilizadas pelas crianças, como o pronome "minhaâ€?, além de proteger ou lutar pela posse do objeto. Buscamos então discutir as relações estabelecidas entre as estratégias utilizadas pelas crianças e os processos de diferenciação e afirmação do eu.

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Publicado

2010-09-30

Edição

Seção

Ciências Sociais