MODELAGEM, SIMULAÇÃO E CONTROLE DE UMA AERONAVE MULTIRROTORA

Autores

  • Felipe Machini Malachias Marques Universidade Federal de Uberlândia
  • Leonardo Sanches Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

multirrotores, controle moderno, modelagem dinâmica, VANTs

Resumo

Neste trabalho é apresentado uma modelagem dinâmica de uma aeronave multirrotora genérica com seis graus de liberdade a partir dos princípios da Mecânica Clássica. O modelo é avaliado a partir de simulações computacionais feita em plataforma MATLAB/SIMULINK® de forma que seu comportamento seja condizente com o de uma aeronave real. A partir do modelo dinâmico, as equações do movimento são linearizadas e escritas na forma de espaço de estados para que as técnicas de controle linear possam ser aplicadas. Neste caso, as técnicas de controle MIMO tornam-se mais viáveis uma vez que o sistema possui múltiplos estados acoplados entre si e vários sinais de controle. Os controladores do tipo LQR e LQT foram desenvolvidos e aplicado enquanto que seus desempenhos foram avaliados levando em consideração a resposta do sistema para diferentes entradas e parâmetros de controle. Por fim, foi testado um algoritmo que gera sinais de entrada para a aeronave de acordo com uma trajetória pré-definida, de tal forma que este conceito pode tornar a aeronave autônoma e ser empregado em diferentes missões para diferentes aeronaves da mesma categoria.

Biografia do Autor

  • Felipe Machini Malachias Marques, Universidade Federal de Uberlândia
    Bacharel em engenharia aeronáutica pela Universidade Federal de Uberlândia. Realiza pesquisa na área de dinâmica do voo e controle de aeronaves não tripuladas.
  • Leonardo Sanches, Universidade Federal de Uberlândia
    Professor Dr da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia. Área de pesquisa em dinâmica de sistema não lineares e mecânica do voo e controle de aeronaves.

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Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

Engenharia Mecânica