MODELAGEM, SIMULAÇÃO E CONTROLE DE UMA AERONAVE MULTIRROTORA

Autores

  • Felipe Machini Malachias Marques Universidade Federal de Uberlândia
  • Leonardo Sanches Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

multirrotores, controle moderno, modelagem dinâmica, VANTs

Resumo

Neste trabalho é apresentado uma modelagem dinâmica de uma aeronave multirrotora genérica com seis graus de liberdade a partir dos princípios da Mecânica Clássica. O modelo é avaliado a partir de simulações computacionais feita em plataforma MATLAB/SIMULINK® de forma que seu comportamento seja condizente com o de uma aeronave real. A partir do modelo dinâmico, as equações do movimento são linearizadas e escritas na forma de espaço de estados para que as técnicas de controle linear possam ser aplicadas. Neste caso, as técnicas de controle MIMO tornam-se mais viáveis uma vez que o sistema possui múltiplos estados acoplados entre si e vários sinais de controle. Os controladores do tipo LQR e LQT foram desenvolvidos e aplicado enquanto que seus desempenhos foram avaliados levando em consideração a resposta do sistema para diferentes entradas e parâmetros de controle. Por fim, foi testado um algoritmo que gera sinais de entrada para a aeronave de acordo com uma trajetória pré-definida, de tal forma que este conceito pode tornar a aeronave autônoma e ser empregado em diferentes missões para diferentes aeronaves da mesma categoria.

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Biografia do Autor

Felipe Machini Malachias Marques, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em engenharia aeronáutica pela Universidade Federal de Uberlândia. Realiza pesquisa na área de dinâmica do voo e controle de aeronaves não tripuladas.

Leonardo Sanches, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Dr da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia. Área de pesquisa em dinâmica de sistema não lineares e mecânica do voo e controle de aeronaves.

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Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

Engenharia Mecânica