ENSINO DE HISTÓRIA E CURRÍCULO: APONTAMENTOS SOBRE O CONHECIMENTO HISTÓRICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. UBERLÂNDIA-MG. 2000 - 2010

Autores

  • Artur Nogueira Santos e Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Regina Ilka Vieira Vasconcelos Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

História Social e Escola Pública, Currículo e Ensino de História, Cotidiano Escolar e Conhecimento Histórico.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do projeto de pesquisa "Ensino de História e Currículo: relações entre diretrizes, parâmetros, conteúdos e conhecimento histórico na sala de aula de escolas públicas do Ensino Fundamental. Uberlândia-MG (2000-2010)"; que se dedica a analisar a organização do currículo de História em escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) de Uberlândia- MG, ao longo do período 2000-2010. Os principais objetivos concentram-se em conhecer e problematizar processos de seleção de conteúdos para a disciplina de História no Ensino Fundamental em escolas estaduais de Uberlândia, relacionando-os à prática docente e ao cotidiano de escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Nogueira Santos e Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História Social pela PUC-SP. Professora dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em História da UFU.

Downloads

Publicado

2013-07-10

Edição

Seção

História