ENSINO DE HISTÓRIA E CURRÃCULO: APONTAMENTOS SOBRE O CONHECIMENTO HISTÓRICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. UBERLÂNDIA-MG. 2000 - 2010

Autores

  • Artur Nogueira Santos e Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Regina Ilka Vieira Vasconcelos Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

História Social e Escola Pública, Currículo e Ensino de História, Cotidiano Escolar e Conhecimento Histórico.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do projeto de pesquisa "Ensino de História e Currículo: relações entre diretrizes, parâmetros, conteúdos e conhecimento histórico na sala de aula de escolas públicas do Ensino Fundamental. Uberlândia-MG (2000-2010)"; que se dedica a analisar a organização do currículo de História em escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) de Uberlândia- MG, ao longo do período 2000-2010. Os principais objetivos concentram-se em conhecer e problematizar processos de seleção de conteúdos para a disciplina de História no Ensino Fundamental em escolas estaduais de Uberlândia, relacionando-os à prática docente e ao cotidiano de escolas públicas.

Biografia do Autor

  • Artur Nogueira Santos e Costa, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduando em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.
  • Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Universidade Federal de Uberlândia
    Doutora em História Social pela PUC-SP. Professora dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em História da UFU.

Downloads

Publicado

2013-07-10

Edição

Seção

História