INFERÊNCIAS ESTATÍSTICAS DAS DIMENSÕES COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DO ANO DE 2010

Autores

  • Ednaldo Carvalho Guimarães Universidade Federal de Uberlândia
  • Danúbia Martins Teixeira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Estatística, Autoavaliação Institucional, Ensino Superior - UFU

Resumo

Esse estudo visou examinar estatisticamente os dados relativos à autoavaliação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com sede em Uberlândia, Minas Gerais. O banco de dados foi constituído a partir da aplicação de questionários digitais, via internet, que registravam a percepção dos sujeitos analisados em relação a determinados itens das variáveis analisadas. As respostas foram dadas por 622 docentes, 2872 discentes e 1521 técnicos administrativos. A partir do banco de dados, viabilizado pela Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), constituíram-se intervalos de confiança de 95 %, relativos à percepção desses grupos de respondentes em relação às variáveis: responsabilidade social e comunicação. Analisou-se, por meio da realização do teste do qui-quadrado, a existência de dependência estatística entre as opiniões e os três segmentos acadêmicos para as variáveis examinadas. Observou-se ainda se há diferença significativa entre as proporções de respostas dos três grupos, considerando-se os itens avaliados, utilizando-se o teste de comparação múltipla entre proporções. O teste do qui-quadrado remeteu à aceitação da hipótese de que existe dependência entre os segmentos e a opinião desses grupos para as dimensões estudadas. Verificou-se que, de modo geral, as respostas foram mais positivas por parte dos técnicos administrativos, em seguida pelos discentes e por fim pelos docentes. O presente estudo permite aos administradores um tratamento diferenciado dessas questões para os três segmentos da universidade.

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Publicado

2013-06-03

Edição

Seção

Matemática