O Jornal de Poesia nos anos de chumbo: um estudo sobre poesia e história no Brasil Contemporâneo
Resumen
O "Jornal de Poesia" publicado dentro do Jornal do Brasil (setembro-novembro 1973), revelou um enorme público criador e consumidor de poesia em todo o Brasil, que se confirmou pelo evento Expoesia I, na PUC-Rio. Investigar este jornal, os debates suscitados, e o que significava aquele surto poético no contexto da ditadura civil-militar vigente no país, em meio a seu momento mais repressivo, combinado ao crescimento econômico conhecido como "milagre brasileiro", são os objetivos deste trabalho. As obras de diversos autores sobre a então chamada "poesia marginal" iluminam aspectos formais e temáticos, que envolvem imagens poéticas pesadas, apontando para disjunções entre os desejos contraculturais e as razões de Estado e para o teor traumático da relação poesia-história naquele contexto. A análise dos textos tem por base a compreensão do poema como fonte, um "relógio solar histórico-filosófico" (Adorno) que permite observar como a história foi então sentida e percebida.
PALAVRAS-CHAVE:
Experiência histórica. Poesia lírica. Sensibilidade social.
ABSTRACT:
The relations between poetry and history offer a lot of practical and theoretical points to be researched. The present paper proposes the use of poetry as a source to historical studies, since it can show how history has been felt and perceived. As an exercise, it is presented a study about the "Poetry Journal" published in 1973, as part of the Jornal do Brasil, and the exposition which followed it in Rio de Janeiro, called Expoesia I, which revealed a great number of poets and public all around the country, and arouse some critical debates. This study aims at investigating what means a poetical boom in the context of the civil-military dictatorship that have deepened an excluding social order in Brazil; what are the main themes and formal resources of that poetry; and what it tells to and about Brazilian history at that period. In general, the poems show very heavy images, pointing to real disjunctions between the poetical language and desires, by one hand, and the State reasons and actions, by other hand. At end, we can see a traumatic character in the relation poetry-history in the Brazilians 70th, similar to Adorno's and Benjamin's vision.
KEYWORDS:
Historical experience. Lyric poetry. Social sensibility
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