Uma história sobre trajetórias profissionais dos professores públicos do Rio Grande do Sul (1889/1930)
Resumen
Abordamos, neste artigo, a relação entre educação e trabalho, analisada a partir da história das trajetórias profissionais dos professores gaúchos, no período de 1889/1930. No Rio Grande do Sul a constituição da categoria profissional docente acompanhou a expansão da rede pública de ensino. Para a caracterização do professor público rio-grandense, tratamos de sua origem social, de sua situação funcional e salarial e do nível de sua formação e de seu preparo didático-pedagógico. Esses elementos possibilitam, ainda que parcialmente, a percepção do papel desenvolvido pelos docentes para a modernização capitalista do Estado gaúcho. Trata-se de um estudo historiográfico, com base numa leitura hermenêutica das fontes e numa metodologia de caráter dialético.
PALAVRAS-CHAVE: Trajetórias docentes, Educação e trabalho, Rio Grande do Sul.
ABSTRACT: The present article examines the relation between education and work from the point of view of the history of professional trajectories of teachers in Rio Grande do Sul during the years from 1889 and 1930. The constitution of the teaching category in the afore mentioned state follows the expansion of the public education system. In order to characterize that teacher this article approaches their social background, their working and income situation, their degree of education and their pedagogical training. Those elements allow the perception of the role played by the teachers in the capitalist modernization of the Southern state of Brazil. This is a historiographic study based on an hermeneutic reading of the research sources along with a methodology of dialectical intent.
KEYWORDS: teaching trajectories, education and work, Rio Grande do Sul.
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