O ensino de cultura e história afro-brasileira e indígena na educação básica: o desafio de professores, alunos e ações governamentais.
Abstract
O presente texto trata das primeiras abordagens sobre o negro na história do Brasil, principalmente nas obras didáticas, a fim de identificar a necessidade das leis que tornaram obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira (10639/2003) e o ensino da História e da Cultura Indígena (11645/2008). Desse modo, pretende-se discutir a recepção das leis entre a comunidade escolar, alunos, professores e equipe pedagógica, principalmente no que tange aos seus desafios. A falta de formação de professores, assim como o enraizamento de preconceitos em relação a alguns conteúdos, e a ausência de material didático livre de determinados paradigmas são alguns dos obstáculos a serem enfrentados, além da falta de compromisso das Secretarias de Educação de inserir o conteúdo e exigi-lo dos antigos e novos professores.
        ÂDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.