História indígena: saberes discentes, práticas escolares e formação docente no Distrito Federal.
Abstract
O presente trabalho faz uma análise dos resultados de uma pesquisa realizada por estudantes do curso de História da UnB no estágio supervisionado em escolas do Distrito Federal. Na primeira fase desta pesquisa, foram aplicados questionários aos professores de História e discentes de turmas do sétimo e oitavo anos, com o objetivo de obter um panorama do ensino de História e dos saberes discentes sobre os indígenas. Os docentes revelaram que a falta de formação dos professores, a desqualificação dos livros didáticos e a ausência do tema nos currículos e materiais das bibliotecas escolares ainda dificultam a abordagem dessa temática em sala de aula. Já a maioria dos discentes apresentou uma visão histórica simplista e preconceituosa sobre os indígenas. Esses resultados serviram como ponto de partida para o planejamento e a aplicação de oficinas que proporcionaram aos discentes das escolas a leitura de fontes históricas e a produção de narrativas sobre uma  comunidade indígena de Brasília.
       ÂDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.