Ensino seriado: fundamentos históricos e filosóficos
Abstract
Este artigo pontua os principais movimentos educacionais e suas contribuições para a regulamentação e suporte político-pedagógico da estruturação curricular seriada brasileira. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, desde os primórdios escolares do Egito até o início do Período Republicano Brasileiro. Uma especial atenção foi dada à evolução dos critérios utilizados para promover a ordenação do modelo de escola seriado e, posteriormente, a própria seriação escolar. Foram destacadas ainda, as características das relações de ensino e das instituições, concluindo que as mesmas foram constituídas em bases hierarquizadas, a partir da hierarquia social existente em cada época, o que confirma a indissociável relação entre sociedade e escola e, por conseguinte, entre relações de ensino e hierarquia social.
PALAVRAS-CHAVE:
Seriação escolar. Legislação educacional. Instituições escolares.
ABSTRACT:
This article punctuates the main educational movements and its contributions for the ordinance and political-pedagogic support of the Brazilian curriculum seriate structure accomplished. A bibliographical research beginning in the ancient schools of Egypt to the early years of the Brazilian Republican Period was accomplished and a special attention was given to the evolution of the approaches used to promote the ordering of the seriate school model and, later on, the own school seriation. Was highligted that the teaching relationships as much as the teaching institutions were constituted in nested bases starting from the existent social hierarchy in each time, which confirms the relationship between society and school, and consequently, between teaching relationships and social hierarchy.
KEYWORDS:
School seriation. Educational legislation. School institutions.
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