Por um ensino da história de Mato Grosso do Sul: implicações dos documentos referenciais para o enfoque regional no ensino de história no ensino fundamental

Autores

  • Jackson James Debona
  • Renilson Rosa Ribeiro
  • Adriana Aparecida Pinto

Resumo

Este artigo discute o ensino de História em relação às determinações evidenciadas nos dispositivos da legislação nacional para o ensino e àquela pertinente ao estado de Mato Grosso do Sul, com enfoque para a História Regional. O estudo assenta-se em pesquisa documental e bibliográfica, cujas fontes principais são documentos produzidos pelo poder público estadual de Mato Grosso do Sul, lidos e examinados com base na perspectiva de estabelecer parâmetros para a compreensão do ensino de História Regional, tendo em vista que constam como componentes curriculares da disciplina de História no estado. Nesse sentido, contribui com as discussões relativas ao ensino de História no que tange a entender as formulações oficiais que o subsidiam, bem como na compreensão das ausências e silenciamentos identificados acerca do ensino da/sobre a História do estado de Mato Grosso do Sul.

          

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

DEBONA, J. J.; RIBEIRO, R. R.; PINTO, A. A. Por um ensino da história de Mato Grosso do Sul: implicações dos documentos referenciais para o enfoque regional no ensino de história no ensino fundamental. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 28, n. 53, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/32778. Acesso em: 26 nov. 2022.