Formação de professores, linguagem cinematográfica e práticas educativas: experiências de produção de curtas-metragens no ensino de História

Autores

  • Rodrigo Ribeiro Paziani
  • Humberto Perinelli Neto

Resumo

A proposta deste artigo é articular a formação de professores de História, as práticas de ensino e as linguagens audiovisuais (em particular, o cinema). Nossas reflexões serão marcadas pelo debate sobre as possibilidades de transformação dos alunos em sujeitos partícipes e criadores do processo de construção de novos conhecimentos e vivências por meio de uma proposta que não se limita aos usos, mas, principalmente, utiliza as experiências de produção de vídeos sob a forma de pequenos documentários (ou curtas-metragens).O objetivo específico do texto é refletir sobre todas essas questões, os problemas e os métodos do ponto de vista do ensino de História, na medida em que eles permitem valorizar e reconstruir os saberes da docência e a experiência cidadã, bem como repensar a importância dos sujeitos no ensino de História.

           

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

PAZIANI, R. R.; PERINELLI NETO, H. Formação de professores, linguagem cinematográfica e práticas educativas: experiências de produção de curtas-metragens no ensino de História. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 28, n. 53, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/32776. Acesso em: 24 jun. 2024.