Ensino como pesquisa: um novo olhar sobre a história no ensino fundamental. Como e por que aprender/ensinar história.

Autores

  • Maria do Rosário da Cunha Peixoto História/PUC-SP

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir o ensino como pesquisa, o que implica considerar a pesquisa o eixo organizador dos currículos escolares dos níveis fundamental e médio e das atividades dos professores de História no exercício da docência e não mais como atividade eventual em sala de aula. Essa concepção de conhecimento histórico propõe o deslocamento do debate - atualmente centrado no confronto das tendências historiográficas e suas formas específicas de escolher e articular as informações ou conteúdos a serem ensinados - para a discussão de metodologias científicas de investigação histórica adequadas aos diferentes níveis de escolaridade.

     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosário da Cunha Peixoto, História/PUC-SP

Professora do Departamento de História e coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

PEIXOTO, M. do R. da C. Ensino como pesquisa: um novo olhar sobre a história no ensino fundamental. Como e por que aprender/ensinar história. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 28, n. 53, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/32765. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino/Pesquisa em História: desafios e perspectivas.