Ensino de história, identidades e consciência histórica de jovens estudantes
Resumo
Este tem como objetivo refletir sobre como os saberes históricos escolares auxiliam/participam no processo de construção das identidades e consciência histórica de jovens estudantes. A pesquisa foi realizada com uma turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola localizada no meio rural do município de Araguari- MG, Brasil. O estudo confirmou que os estudantes não são seres sem consciência, mas que possuem uma maneira própria de enxergar a relação entre o presente, o passado e o futuro. E que o ensino de História tem como tarefa desenvolver uma identidade nacional plural e criar possibilidades de desenvolvimento da consciência histórica dos jovens estudantes.
PALAVRAS-CHAVE:
Ensino de História. Identidades. Consciência Histórica.
ABSTRACT:
This study has the objective to reflect how historical school knowledge can help/have an impact on the growing identity process and on the historical consciousness of the young students. The research was conducted with a classroom from the 9th year of the fundamental teaching in a school located in the rural area of Araguari-MG, Brazil. The study confirmed that students are not deprived from consciousness. Although they have their own way to make correlations among present, past and future. Also,History teaching has the task to develop a plural national identity and to make possible the development of historical consciousness of young students.
KEYWORDS:
History teaching. Identities. Historical consciousness.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.